O atendimento médico na Unidade de Saúde Osternack, em Curitiba, deixa muito a desejar. Ha apenas dois médicos clínico-geral que chegam atrasados ao posto, não existe pediatra, nem ginecologista, apesar da procura grande. Um dos médicos costuma trabalhar de bermudão, gosta de agir com grosseria e desequilíbrio. Ele constrangeu publicamente uma jovem mãe com uma criança no colo quando ela estava na fila para retirar medicamentos. Com dedo em riste, falou alto para todo mundo ouvir, ameaçou a humilde mãe, dizendo que a criança não poderia ter saído de casa e que ele iria acionar o conselho tutelar. A mãe foi embora quieta e constrangida.
José Espindola
Resposta: A prefeitura responde que identificou o paciente. A mãe da criança foi procurada e informou que o médico citado atendeu a criança de sete meses e diagnosticou sintomas de coqueluche. Também relatou que "não sentiu nenhum tipo de mau atendimento, nem humilhação". Disse, ainda, que a criança está medicada e apresenta melhora nas condições de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que na US Osternack funciona a Estratégia de Saúde da Família (ESF), com atendimento de três médicos generalistas, cada um com carga horária de oito horas diárias. Esses profissionais atendem todos os ciclos de vida e gêneros, e nos casos de necessidade de médicos especialistas, encaminham para os estabelecimentos de saúde conveniados. Portanto, as Unidades de Saúde com sistema ESF não prevêm pediatras, ginecologistas ou outros médicos especialistas. Mais um clínico geral, aprovado no último concurso municipal para a seleção de novos médicos, reforçará, a partir das próximas semanas, o atendimento na US Osternack.
Luminárias
A prefeitura deveria fiscalizar a obra que fizeram na Rua Vicente Machado. Dia desses instalaram algumas luminárias próximas ao hospital da Cruz Vermelha e para isso retiraram as pedras para fazer para passar os fios elétricos, deveriam ver como ficaram as calçadas refeitas. Imagino que seja feito por alguma empreiteira e não é de graça, talvez mal feito para fazer de novo.
Nelson Kaminski
Resposta: A Rua Vicente Machado está recebendo obras de revitalização da iluminação pública, entre as ruas Jerônimo Durski e Visconde de Nácar, responde a prefeitura. As obras estão em andamento e a prefeitura monitora o trabalho da empresa prestadora dos serviços. Caso não estejam dentro dos padrões exigidos em contrato, a empresa tem de refazer o serviço, sem ônus para a prefeitura.
Linha Verde-Maracanã
Sou usuária da Linha de ônibus Linha Verde-Maracanã, ponto Fanny até terminal de Colombo. Todos os dias os ônibus atrasam, das 8 às 9 horas há dois ônibus com saída do tubo Fanny, os que estão retornando de Colombo vão recolhendo, enquanto o tubo está cheio de passageiros no sentido Tarumã. Ficamos esperando mais de 40 minutos um ônibus. Já fizemos várias solicitações através do 156 e não obtivemos retorno.
Debora Cruz
Resposta: Avaliação feita recentemente na linha Maracanã/Linha Verde, no período da manhã, apontou a necessidade de mais uma viagem, responde a Urbs. O veículo que recolhia às 8h53 fará viagem até o terminal Maracanã.
* * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião