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Moramos na Rua Olavo Bilac, e já faz mais de um ano que a prefeitura abandonou esse local para a varrição, como era feito antigamente. Que eu saiba continuamos pagando os mesmos impostos de sempre, mas o serviço mencionado não é mais prestado. No ano passado reclamei à prefeitura e fui informado de que a varredura das ruas, dali em diante, seria feita somente na zona central da cidade. De fato, na área central, em frente ao edifício comercial do meu local de trabalho, constato sempre a presença de garis. Em compensação nunca mais vi um desses nas nossas ruas residenciais. Poderia existir um meio-termo. Uma vez por semana como mínimo! Como o brasileiro é muito cordato, os vizinhos, sob protesto, ficam varrendo, mas eu faço questão de que o lixo da rua se acumule ao infinito para ver até onde chega o senso de vergonha dos nossos governantes que adoram alardear a Curitiba como exemplo de limpeza e outras coisas para o resto do mundo.

Gennaro Moretti

Resposta

A prefeitura informa que, para atender a novas demandas da cidade, precisou replanejar o programa de varrição das ruas. O atendimento da Rua Olavo Bilac será normalizado nos próximos dias.

Ônibus

Boas lembranças de quando o transporte coletivo de Curitiba era modelo para o Brasil, inclusive para outros países. Hoje o que se tem é um transporte deficiente, motoristas irresponsáveis, sem querer generalizar. Passageiros mal-educados, ônibus demorados e quase sempre lotados. Mas quero me reportar a respeito da empresa Santo Antônio, para a qual já fiz várias reclamações sobre a irresponsabilidade de alguns motoristas e também sobre os atrasos constantes. Na verdade algumas não pude confirmar, pois não identifiquei os veículos, mas em dois dias pude identificar os veículos e formalizar minha reclamação na empresa, que promete responder, mas nunca deu satisfação. Da mesma forma a Urbs, por meio do 156, que registra e não retorna o andamento da reclamação ao usuário. No dia 27 de maio, por pouco não sofri um grave acidente, quando o motorista fechou a porta sem que eu entrasse no ônibus e foi logo dando saída.

Oton Nobre

Resposta

Segundo a prefeitura, a Urbs notificou a empresa Santo Antônio a tomar providências para verificar o caso e agir conforme estabelece o Regulamento do Transporte Coletivo, o qual prevê penalidades para os casos de conduta inadequada de motoristas e cobradores, que vão da orientação e advertência até a demissão.

Mendigos

Caminhar pelas cercanias do Mercado Municipal nos oferece o deprimente quadro de mendigos e alcoolistas dormindo ao relento, em condições subumanas, que nos compunge ao mesmo tempo em que nos incita à revolta pelo descaso e incompetência das autoridades governamentais. Como membro contribuinte da sociedade estou exigindo urgentes providências.

Reginaldo Werneck Lopes

Resposta

A prefeitura informa que a Fundação de Ação Social intensificou o trabalho do Serviço de Resgate Social na área mencionada pelo leitor. Os educadores sociais fazem diariamente a abordagem das pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento nos programas do município, mas não podem obrigá-las a aceitar os serviços, pois as ações levam em conta os princípios de direitos humanos preconizados pela Constituição Brasileira, que dá ao cidadão o direito de ir e vir, bem como de permanecer na via pública, desde que não cause danos ao patrimônio nem perturbações da ordem e da paz.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

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