• Carregando...

É incrível a situação das ruas que levam até o zoológico de Curitiba. Elas simplesmente estão péssimas. Somente para lembrar: em geral são as pessoas simples que mais visitam o zoológico e elas dão seu voto àqueles que julgam capazes de resolver seus problemas.

Cezar Augusto, Curitiba – PR

Resposta

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a revitalização do zoológico é uma das ações que integram o Plano de Governo do prefeito Beto Richa. O projeto inclui a melhoria dos acessos ao parque. Até o início das obras, as ruas continuarão incluídas no cronograma de serviços de manutenção da Secretaria Municipal de Obras.

* * * * *

Transporte coletivo

Cem anos de ônibus no Brasil e quem pega o transporte em Curitiba está muito longe de comemorar. Pego um quase vazio quando sai do Terminal do Boqueirão, mas quando chega ao Terminal do Sítio Cercado começa o martírio. É gente demais, ônibus atrasado, pessoas mal-humoradas. Dia desses, quando eu estava prestes a desembarcar na estação-tubo Winston Churchill, levei uma cotovelada de uma senhora que se incomodou porque eu estava tentando chegar à porta, bloqueada por vários passageiros. Eu me pergunto: afinal, quando teremos a licitação do transporte coletivo, sempre tão prometida? Quando é que poderemos trocar, de uma vez por todas, os carros pelos ônibus? Quando é que o transporte coletivo voltará a nos orgulhar e a parar de nos envergonhar?

Flademir Henrique Tozato, São José dos Pinhais – PR

Resposta

Em atenção à queixa do leitor, a Urbs informa que programou uma nova avaliação na linha Circular Sul para verificação e, se necessário, readequação do dimensionamento. Cabe lembrar que o dimensionamento da capacidade dos ônibus urbanos nos horários de pico segue os critérios técnicos estabelecidos em lei municipal. Entra no cálculo o total de passageiros sentados mais seis passageiros em pé por metro quadrado. Para verificar necessidades de alterações, a Urbs faz pesquisas de comparação entre oferta e demanda em períodos mínimos de uma hora em dias úteis e fins de semana, tanto em horários de pico quanto entre picos.

* * * * *

Trânsito

A vida dos moradores da Rua General Aristides Athayde Júnior, localizada no bairro do Bigorrilho, tornou-se insuportável. Antes tínhamos uma rua tranquila. Hoje, porém, os motoristas se imaginam no Autódramo de Interlagos, alcançando velocidades de 80 ou 90 quilômetros por hora, mesmo às quartas, quando é dia de feira, pois não há qualquer sinalização. Além disso, os caminhões dos feirantes estacionam em fila e não há como sair da garagem sem a ajuda de uma pessoa orientando. É lamentável. Mas imagino que até que haja umas dez mortes nem as autoridades competentes nem a mídia tomarão conhecimento do problema.

Sandra Homada, Curitiba - PR

Resposta

A Urbs informa que vai acompanhar o comportamento do trânsito na rua citada para tomar as providências adequadas. Além disso, a Diretran promete fazer operações de fiscalização nos dias de feira livre para coibir os abusos apontados pela leitora.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]