Ao contar sobre o pai, Rita de Cássia Sampaio disse que ele era um homem “sem preguiça de viver”. E não poderia haver descrição melhor para João Cândido de Oliveira Neto. Funcionário exemplar, ávido leitor e autodidata, viajante, pai, avô e biso dedicado. Não pôde viver cem anos, como almejava, mas as quase oito décadas passadas na Terra foram intensas, cheias de ternura e lições ensinadas.
Nascido em uma tradicional família de Almirante Tamandaré, foi o mais velho de sete filhos e passou a infância dividido entre a cidade natal e Campo do Tenente, ao lado de Rio Negro. Uma das brincadeiras preferidas da época em que era menino consistia em pular da ponte que separa o Paraná de Santa Catarina, ali em Mafra.
Na adolescência, João conheceu Nylcéia e não se largaram mais. A paixão foi tão grande que não conseguiram esperar muito tempo para se casar e o enlace ocorreu antes mesmo de completarem 20 anos. Da união, nasceram quatro filhos. Além de Rita, tiveram Lucyanna e os meninos Nylo Sérgio e Júnior, já falecidos.
Como pai e avô foi muito presente e alegre. Não dispensava uma festa de família. Comunicava-se bem com todos - inclusive com os bisnetos, todos ainda pequenos, que o adoravam.
De coração generoso, emocionava-se fácil. Chorava tanto em situações tristes quanto de felicidade. Dava gargalhadas tão altas que atraíam a atenção dos curiosos. Também não escondida o nervosismo em dias de jogo do Coxa, que terminava com explosões de alegria em caso de vitória.
Começou a vida profissional como policial civil, carreira que abandonou para se dedicar aos produtores rurais, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Paraná (FAEP). Na organização, permaneceu por mais de 40 anos, como consultor para assuntos previdenciários. No cargo, “seu João” ajudou muitos trabalhadores a conseguirem a tão merecida aposentadoria. Batalhou muito com o intuito de informar os produtores rurais e garantir que eles conseguissem seus direitos e pudessem passar tranquilos o restante da vida.
Adorava ler. Devorava livros, jornais, revistas. E o que achava mais interessante, compartilhava com o restante da família. Como gostava de emitir sua opinião, colaborou diversas vezes com a Coluna do Leitor da Gazeta do Povo. Em tempos modernos, também não perdia a oportunidade de fazer comentários políticos no Facebook, sempre finalizando as postagens com a frase “acorda, Brasil!”.
Outro hobby era o de viajar, em especial para a casa de praia de Itapoá, no Litoral de Santa Catarina. João amava aquela casa. Quando lá estava, acordava cedinho, preparava o café da manhã e ia caminhar na areia. Na volta, cheio de pique, dedicava-se ao quintal, com hibiscos e palmeiras. Em Itapoá, João e Nylcéia adoravam receber visitas e lá as comemorações de fim de ano eram das mais animadas.
E foi na praia que o casal fixou residência, acompanhado da cachorrinha Amorinha, logo após João ser diagnosticado com um linfoma. Vinham a Curitiba apenas a cada 21 dias, para as sessões de quimioterapia.
Os nove anos de tratamento não tiraram sua alegria de viver. A esperança de cura permaneceu até o fim. A duas semanas de completar 79 anos, o corpo não aguentou, mas a alma foi leve se juntar às de Nylo Sérgio e Júnior. Deixa esposa, duas filhas, seis netos e quatro bisnetos.
Dia 12 de setembro, aos 78 anos, de complicações decorrentes de um linfoma, em Curitiba.
Colaborou: Mariana Balan.
-
Lista de falecimentos
Acaz Banks Lobo, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alcindo Banks Lobo e Marinha de Campos Lobo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Aparecida Edna Maia Paixão, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aristides Maia e Adelaide Faccin Maia. Sepultamento ontem.
Aramis Nunes Ribeiro, 49 anos. Profissão: motorista. Filiação: Carlos Henemann Ribeiro e Terezinha Nunes Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.
Aristeu Siqueira, 61 anos. Profissão: servente. Filiação: Antônio Siqueira e Carmita Santana. Sepultamento ontem.
Carlos Alberto da Fonseca, 61 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Eurides Gonçalves da Fonseca e Anna da Fonseca. Sepultamento ontem.
Clara Cândida Kwiatkowski, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ludovico Klenk e Rosa Cavasso Klenk. Sepultamento ontem.
Darcy Marchiori, 82 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Vitório Marchiori e Ermelina Marchiori. Sepultamento ontem.
Davi Araújo Gusmão, 6 meses. Filiação: Tiago Xavier de Gusmão e Celi Anne Araújo da Silva Gusmão. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do bairro Tatuquara.
Delzi Votto Braga, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Votto e Hilda Martins Votto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela número 02.
Gabriel Pereira Soares, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Fábio José Soares e Vanessa Pereira Padilha Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Mortuária São Rafael, no bairro CIC.
Ildes Bertotto Girotto, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lidio Antônio Bertotto e Ilda Sirtoli Bertotto. Sepultamento ontem.
Irene Furquim Vicichouski, 48 anos. Filiação: Manoel Ferraz Furquim e Aurora Ribeiro. Sepultamento ontem.
Jandyra Brante, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Oliveira Andrade e Izabel Maria Furtado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo da residência.
Jesuína Gomes da Paz, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jesuíno Gomes da Silva e Izabel Maria da Silva. Sepultamento ontem.
João Carlos da Rocha, 57 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Joaquim Luiz da Rocha e Eugenia Luíza de Jesus. Sepultamento ontem.
João Dina, 83 anos. Filiação: Sebastião Dina e Maria Natália. Sepultamento ontem.
João Firmino da Silva, 54 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Firmino da Silva e Maria José da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Joaquim Duraes dos Santos Neto, 51 anos. Filiação: Josino Duraes dos Santos e Ana Grota dos Santos. Sepultamento ontem.
José Pedro de Carvalho, 88 anos. Filiação: Pedro Gomes de Carvalho e Beatriz Machado de Souza. Sepultamento ontem.
Júlio César Krulikowski, 62 anos. Profissão: técnico. Filiação: Júlio Krulikowski e Ondina Cândida Krulikowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Luiz Pereira, 54 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Pereira e Olivina José Pereira. Sepultamento ontem.
Maria Tomazia da Cruz, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Pereira da Silva e Umbelina do Rosário. Sepultamento ontem.
Maria do Socorro Sobreira Bittencourt, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge Gonçalves Sobreira e Maria Bezerra Sobreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.
Matilde Just, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Mensen e Margarida Mensen. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São José, em Ponta Grossa.
Meiri Aparecida da Silva, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Agostinho Ribeiro da Silva e Ionice do Carmo da Silva. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Santa Amélia (PR).
Natália Kotty da Cruz, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Kotty e Miguelina Paulena. Sepultamento ontem.
Odilon Sundin Vieira, 82 anos. Profissão: gerente. Filiação: Laudemiro Vieira e Odette Sundin Vieira. Sepultamento ontem.
Orlando Cardoso, 84 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Beatris Zeferina Cardozo. Sepultamento hoje, no Cemitério Sede, saindo da Capela Mortuária Municipal de Almirante Tamandaré.
Orlando Pegoraro, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Pedro Pegoraro e Maria Pegoraro. Sepultamento ontem.
Paulo Henrique Casagrande, 48 anos. Profissão: consultor. Filiação: Antônio Luiz Casagrande e Eunice Aparecida Pereira Casagrande. Sepultamento ontem.
Renildo Ramos, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Gerson Ramos e Alta Juracy Feitosa Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela do Uberaba.
Tereza Fagundes Vaz, 44 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Francisco Vaz e Juvina Vaz. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Campo do Tenente.
Tereza Trentin, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Trentin e Antônia Faladini. Sepultamento ontem.
Valdir Vieira Branco, 49 anos. Profissão: servente. Filiação: João Maria Vieira Branco e Waldomira Branco. Sepultamento ontem.
Valmor Lázaro Jorge, 36 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Lázaro Mateus Jorge e Maria Sydnei Jorge. Sepultamento ontem.
Vicente Fabiano, 76 anos. Profissão: analista sistemas. Filiação: Francisco Fabiano e Júlia Fabiano da Silva. Sepultamento ontem.
Victor Hugo Leguizamon Caracanha, 27 anos. Profissão: telemarketing. Filiação: Osvaldo Caracanha e Raquel Beatriz Leguizamon Caracanha. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Foz do Iguaçu.
Deixe sua opinião