Edilberto Trevisan
Por mais de 40 anos, Edilberto usou suas horas de folga para reunir tudo que se relacionava à história das ferrovias no Paraná. O interesse por locomotivas era antigo. Nascido às margens do Rio Nhundiaquara, Edilberto cresceu com o som das locomotivas que passavam pela estação de Morretes. Formado em Direito, da turma de 1954 da Universidade Federal do Paraná, entrou para o Departamento Jurídico da RFFSA, na qual já trabalhava desde 1946. Sempre demonstrou interesse e curiosidade dignos de pesquisador e historiador; unia a visão técnica do advogado com a experiência de funcionário da RFFSA. Paralelamente à coleta de dados e fotos, Edilberto trabalhava para que o acervo da Rede fosse mantido, desde as menores peças até grandes máquinas e vagões. Seu objetivo era permitir que as futuras gerações conhecessem um pouco dos primeiros caminhos de ferro no sul do Brasil. Alcançou seu intento com a criação do Museu Ferroviário, em 1972, instalado no antigo prédio da Estação Ferroviária, onde atualmente funciona o Shopping Estação. São mais de mil peças, entre apitos, sinos, telefones, telégrafos, maquetes, mapas, documentos e vagões. Além da catalogação, escreveu diversas obras sobre o tema como o livro-álbum Ao Apito do Trem Antecedentes e construção da ferrovia de Paranaguá a Curitiba, que resgata a história das primeira ligações ferroviárias do estado. Era o ocupante da cadeira 33 da Academia Paranaense de Letras e integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Durante anos colaborou com artigos para a Gazeta do Povo. Deixa viúva, filha e duas netas.
Dia 15, aos 86 anos, em decorrência do Mal de Parkinson.
* * * * * *
Aurora Azevedo Cyrino, 81 anos, do lar, filha de Luiz Miguel de Azevedo e Santa de Azevedo. Viúva de Dirceu Bellini Cyrino. Sep. ontem.
Cecília Falkowski, 73 anos, do lar, filha de José Krawczyk e Helena Krawczyk. Viúva de Tadeu Falkowski. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Daniel Robson Moreira, 18 anos, pintor, filho de Moacir Moreira e Cristina Wenglarek Moreira. Sep. ontem.
Dilira de Barros Adão, 84 anos, cozinheira, filha de Manoel Affonso de Barros e Januária Rosa de Barros. Deixa viúvo Rainoldo Adão. Sep. ontem.
Francisca de Jezuz Cavalheiro, 86 anos, do lar, filha de Joaquim Batista de Bastos e Lucília Pires da Silva. Viúva de Valêncio Cavalheiro. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério de Doce Grande, Quitandinha, PR.
João Amadeu de Oliveira, 67 anos, carpinteiro, filho de Dorvalina Ferino. Deixa viúva Bernardina Serafim de Oliveira. Sep. ontem.
João Carlos de Morais, 39 anos, eletricista, filho de Pedro Fermino de Morais e Tereza Ferreira de Morais. Deixa viúva Maria Olímpia Lisboa de Morais. Sep. às 17 h, no Cemitério São Gabriel, Colombo, saindo da Rua Santiago, 296, Jardim Bela Vista, Colombo.
João Otávio da Silva Gonçalves, 1 mês, filho de Gilberto Maria Gonçalves e Helenice Aparecida da Silva Gonçalves. Sep. às 9 h, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, saindo da capela do Cemitério Municipal de Colombo, PR.
Jorge Wozniack, 72 anos, lavrador, filho de Ignácio Wosniack e Leonor Wozniack. Deixa viúva Helena Kudlawiec Wozniack. Sep. ontem.
José Caetano Ribeiro, 74 anos, comerciante, filho de Juvenal Caetano Ribeiro e Rosalina de Jesus. Deixa viúva Maria José Ribeiro. Sep. às 16 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.
Josias Gonçalves de Lima, 71 anos, comerciante, filho de Lurindo Gonçalves de Lima e Ana Gonçalves de Freitas. Deixa viúva Alzira Farias de Lima. Sep. ontem.
Jovelina de Oliveira Cavalli, 63 anos, do lar, filha de Mário Francisco de Oliveira e Catarina Paionque. Viúva de Osvaldo de Souza Cavalli. Sep. ontem.
Jucélio Borba Júnior, 41 anos, agente, filho de Jucélio Borba e Ilady Ivone Borba. Sep. ontem.
Judith Vieira de Souza, 82 anos, do lar, filha de Waldomiro Vieira e Ludovica Repinoski Vieira. Viúva de Antônio de Souza. Sep. ontem.
Luiz Carlos Lucyszym, 48 anos, militar, filho de Miguel Lucyszym e Carolina Lucyszym. Sep. ontem.
Luiz Pedro Apolônio, 65 anos, corretor, filho de Pedro José Apolônio e Alcina Fagundes. Deixa viúva Tereza Hoenig Apolônio. Sep. ontem.
Marco Antônio Rodrigues, 44 anos, empresário, filho de João Antônio Rodrigues e Alice do Nascimento Rodrigues. Sep. ontem.
Margarida Staidel, 62 anos, enfermeira, filha de José Staidel e Francisca Staidel. Sep. ontem.
Maria de Lourdes Costa, 73 anos, do lar, filha de Édison Fleury Monteiro e Maria Ecrízia Monteiro. Deixa viúvo Emílio Edson Costa. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Esmeralda.
Maria Joanna Sabóia Santos, 90 anos, funcionário público estadual, filha de João Teixeira Sabóia e Alayde de Almeida Sabóia. Sep. ontem.
Maria Neres Francino de Oliveira, 70 anos, do lar, filha de Teotônio Neres Francino e Eva Lima. Deixa viúvo João Gomes de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss.
Maria Regina dos Santos, 74 anos, do lar, filha de João Pereira dos Santos e Maria José Ramos. Deixa viúvo José Batista. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Diadema II.
Mário Osvaldo Jacobowski, 46 anos, motorista, filho de Casemiro Jacobowski e Estanislava Jacobowski. Deixa viúva Maria Salete Kades Jacobowski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Almirante Tamandaré, saindo da capela Anjo da Guarda.
Mattogrossense do Sul Brandão de Souza, 75 anos, advogado, filho de Waldemiro de Sousa e Herotilde Brandão de Sousa. Deixa viúva Aparecida Oliveira de Sousa. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Oscar de Souza, 69 anos, zelador, filho de Manoel de Souza Ribeiro e Angelina Maria de Jesus. Viúvo de Maria de Penha Souza. Sep. ontem.
Paulo Roberto Alves Valente, 51 anos, eletricista, filho de Pedro Alves Valente e Juvina Alves Valente. Deixa viúva Lurdes Saldanha de Lima. Sep. ontem.
Rafaela de Oliveira Militão, filha de Alexandre Cláudio Militão e Vânia de Oliveira Militão. Sep. ontem.
Regina Viana, 70 anos, do lar, filha de Bronislau Dorabiallo e Helena Dorabiallo. Deixa viúvo Rubens Viana. Sep. ontem.
Severina Triunfa da Silva, 79 anos, agricultora, filha de Alfeu Cassiano da Silva e Francisca Triunfa da Paz. Viúva de José Misael Duarte. Sep. ontem.
Valdomiro Ribeiro, 47 anos, autônomo, filho de Horácio Dinízio Ribeiro e Amélia Pinto Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal, saindo da capela da Associação de Moradores do Uberaba.
Vinícius de Oliveira Fernandes, 6 dias, filho de Odirlei Fernandes e Erika Carvalho de Oliveira. Sep. ontem.
Wilmar Luiz Pereira da Rosa, 54 anos, pintor, filho de Leonardo Pereira da Rosa e Otília Pereira da Rosa. Deixa viúva Marlene Pereira do Espírito Santo da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da capela do Cemitério Bom Pastor, Piraquara.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br. Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. Texto: Aline Peres
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula