Nascido em Curitiba, em 1965, Luiz Felipe Wolski era mais conhecido como “Pepe”. O apelido veio na infância e foi a maneira carinhosa adotada pela irmã, Estela, para chamá-lo, já que quando pequena não conseguia falar o nome completo.
Atleticano “roxo”, Pepe era o típico torcedor fanático: frequentava todos os jogos do Furacão que podia, até mesmo os que aconteciam em cidades distantes. Em sua casa, tinha uma coleção de objetos do time, como álbuns, lençóis, toalhas a até um relógio.
Sua principal característica era a alegria contagiante, a qual extravasava por meio de piadas, sempre ‘ligeiras’ e que debochavam até mesmo de situações tristes ou difíceis. Esse atributo também estava ligado ao caráter sensível de Pepe, que com frequência se emocionava com situações consideradas banais e se enchia de felicidade.
A facilidade para se sensibilizar, no entanto, também foi a responsável por trazer algumas tristezas. Tinha certa dificuldade em lidar com as emoções e acabou se tornando dependente do álcool. Enfrentou o problema por muitos anos antes de conseguir superá-lo, por volta do fim da década de 90, quando conheceu o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A entidade fornecia um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas e foi responsável por afastar Pepe da dependência. O local foi tão importante para ele que passou de paciente a colaborador.
Trabalhando como agente do Caps, encontrou a ocupação que se tornou uma das maiores paixões de sua vida. Estudou profundamente as causas e consequências da dependência química, ministrou palestras e teve contato com inúmeros dependentes no cotidiano. Tornou-se responsável por ajudar dezenas de pessoas a enfrentar o problema.
Na instituição também começou a participar do coral, atividade pela qual descobriu um gosto imenso. A família lembra com afeto de como Pepe se destacava cantando. Era visível a maneira como sentia a música – muitas vezes sorria, e em outras chorava.
Ao longo da vida, foi casado três vezes e teve três filhos. Em seu grande coração moravam as duas filhas biológicas, Thalita e Lara, cujos nomes foram tatuados nos braços de Pepe, e um do coração, Felipinho, filho da sua segunda esposa e com quem construiu uma relação afetiva. Com a última companheira, Letícia, foi casado por oito anos.
Por gostar muito da família, os churrascos que realizava nos fins de semana eram momentos de extrema felicidade. Em seus bons tempos, quando era sócio do Clube Dom Pedro II, era o primeiro a chegar na área das churrasqueiras do local, onde se ocupava com a preparação da carne que serviria aos parentes.
A vida, no entanto, acabou levando-o novamente ao encontro do álcool, em 2008. Desde aquele ano, passou a receber o auxílio intenso da família, que se envolveu muito em sua vida. Teve cirrose, doença que o debilitou de maneira profunda.
Em seus últimos momentos, passava boa parte do tempo falando do sentimento que acompanhou toda a sua existência: o amor que sentia pelas pessoas. Descansou em agosto, depois de muita luta. Deixou a esposa, o pai, a irmã, três filhos, um neto e três sobrinhos.
Dia 14 de agosto, aos 51 anos, de parada cardíaca decorrente de cirrose, em Curitiba.
Colaborou: Cecília Tümler
-
Lista de falecimentos
Adairt João do Nascimento, 63 anos. Filiação: João Januário do Nascimento e Amara Umbelina de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Adayr Siqueira da Silva, 80 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Maria Vicente de Borba. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Igreja de Morretes.
Almir Eran dos Santos, 56 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Érico dos Santos e Valdelina Saes dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela mortuária do local.
Alzira de Camargo Jensen, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Anizia Prestes de Camargo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, na Vila Formosa, em Almirante Tamandaré.
Célia de Assis Martins, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Francisco de Assis e Maria Marciel de Góes. Sepultamento ontem.
Cícero Santos Júnior, 60 anos. Profissão: contador. Filiação: Cícero Santos e Alice Rosa da Silva Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.
Dionatan Haisi, 31 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Osvaldir Albino Haisi e Marilza Fátima Haisi. Sepultamento ontem.
Ecilda Gomes Portella, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento Gomes e Juvencia da Luz. Sepultamento ontem.
Edielma de Moura Malik, 3 anos. Filiação: Valdir José Malik e Rosana Maria de Moura Malik. Sepultamento ontem.
Felipe de Franca Alves Santos, 28 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Francisco Alves dos Santos e Nely de Franca Tararao. Sepultamento ontem.
Florisbela de Araújo Nehme, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Araújo e Rosa Pires de Araújo. Sepultamento ontem.
Guilherme Romani Kasper, 5 meses. Filiação: Enio Kasper e Suzitane Romani. Sepultamento ontem.
Hilda Boros Nocolate, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Boros e Martha Boros. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Joãozinho Pereira, 54 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Antônio Pereira e Izabel Alves Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da residência.
José Carlos Perle, 62 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: José Perle Filho e Dirce Ceolim Perle. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Capela da Luz.
José Silva de Medeiros, 75 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: Horácio Joaquim de Medeiros e Mariana Teixeira de Medeiros. Sepultamento ontem.
Jovina Lourenço de Camargo Lima, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lourenço de Camargo e Donaria Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Leonardo Feliz Júnior, 44 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Angelino Feliz e Sebastiana Lourdes Feliz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Linette Bunn Atherino, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Bunn Júnior e Alice Dematri Bunn. Sepultamento ontem.
Luci Joucoski, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Wirbiski e Mercedes Farinhaque Wirbiski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Luís Fernando Claudino Gonçalves, 20 anos. Profissão: pintor. Filiação: Claudecilia Claudino Gonçalves. Sepultamento ontem.
Luiz Carlos da Silva Lisboa, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro de Jesus da Silva Lisboa e Palmira Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela Adriana, na mesma cidade.
Mabili Lucchin, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Bize e Iza Bize. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 02.
Maria Leopoldina Kobachuk, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Borba e Leopoldina Gaio. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Maria de Lourdes Jug, 74 anos. Profissão: copeira. Filiação: Antônio Costa Rosa e Inglesina de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.
Mirian Terezinha Zarur Romanowski, 77 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Zarur e Noêmia Wordell Zarur. Sepultamento ontem.
Otacílio Paula de Oliveira, 76 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Joaquim Lúcio de Oliveira e Dolores Paula Pereira. Sepultamento ontem.
Reovaldo Lopes, 76 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Mário Lopes e Natália da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.
Romão Norberto Cardoso da Cruz, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Cardoso da Cruz e Júlia dos Santos Cruz. Sepultamento ontem.
Sueli Rosa Sanegaglia, 67 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Valdir Macedo e Eulália Rosa Macedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Vicente Valachi, 83 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Pedro Valache e Margarida Kaokerski Valachi. Sepultamento ontem.
Vicente de Paulo Schleder de Macedo, 88 anos. Profissão: topógrafo. Filiação: João Pereira de Macedo e Judith Schleder de Macedo. Sepultamento ontem.
Yuri Gabriel Gonçalves de Souza, 7 meses. Filiação: Edson Perins de Souza e Maíra Soelen Martins Gonçalves. Sepultamento ontem.
Deixe sua opinião