Quando se conta a história de uma matriarca de origem italiana, vem à cabeça a imagem de uma mulher forte, exigente – mas ao mesmo tempo amorosa –, que comanda o fogão como ninguém e coloca a família acima de tudo. Assim era Otavia Zanetti Carnieri, que foi uma verdadeira chefe de família seja na rigidez da educação dos filhos, no cuidado com o lar ou no apreço pelas reuniões aos domingos, sempre marcadas pela boa comida.
Otavia nasceu em 1925 e cresceu no distrito de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Foi também em Bateias que o clã Zanetti Carnieri deu seus primeiros passos, com o casamento de Otavia e Almiro. Para os mais céticos, coincidência. Para os românticos, destino. Fato é que o casal se conheceu quando Almiro, que era guarda civil, foi designado para trabalhar em um posto fiscal na Estrada do Cerne, que corta o distrito onde a jovem morava. Não teve jeito. Casaram-se após seis meses de namoro, em 1942, e a união perdurou até a morte de Almiro, 11 anos atrás.
A saga de dona Otavia como mãe começou cedo. Aos 22 anos, já tinha seus três filhos – Milton, Maria Isabel e Celso – e a eles dedicou a sua vida. Chegou a enfrentar uma vaca que havia “atacado” Maria enquanto a menina brincava em um pasto próximo ao quintal da família, já no bairro Vila Izabel, na capital paranaense. A “arma” utilizada para espantar o bicho não poderia ter sido mais apropriada: uma garrafa de vidro que naquele momento fazia as vezes de rolo de macarrão, auxiliando dona Otavia a abrir uma massa fresca. Só faltaram os bobes no cabelo.
Ao trio, passou os valores do trabalho, da honestidade e dos estudos. “Minha mãe seguia aquela filosofia da importância do trabalho, independentemente se era braçal ou intelectual”, conta Celso. Ela frequentou a escola até a 4.ª série e não admitia que as crianças pegassem leve nos estudos. O resultado: todos se formaram e dois se tornaram doutores. Também não sossegou quando os netos chegaram: adorava ajudar na criação dos pequenos.
Na cozinha, era senhora. Como uma boa mamma, fazia uma polenta de comer ajoelhado. Acompanhada de frango e salada de radicci, o prato era o carro-chefe dos almoços em família e não devia nada para os famosos de Santa Felicidade, conhecido polo gastronômico de Curitiba. Se o encontro era um café da tarde, todos esperavam ansiosos por seu empadão de palmito e pelo pudim de banana.
Agitada, tinha a jardinagem e o cuidado com sua horta como hobbies. Passava horas cuidando daquilo que havia plantado e não aceitava que seu jardim fosse nada menos que impecável. Às vezes dava, literalmente, o sangue na empreitada: os filhos perderam a conta de quantas vezes dona Otavia se machucou com algum espinho, sem se deixar abalar. Também gostava de frequentar a igreja. Recebeu uma educação católica, mas conheceu a Igreja Batista e se encantou. Adorava escutar os hinos.
Mesmo na velhice foi bastante ativa e independente. Aos 85 anos, porém, começou a dar sinais de cansaço e alguns problemas de saúde em órgãos essenciais, como coração e rins, foram se agravando. Faleceu aos 90 anos e deixou a saudade das canções italianas entoadas pela casa. Deixa filhos, netos e bisnetos.
Ailton Antônio da Silva, 33 anos. Profissão: servente. Filiação: José Antônio da Silva e Eurides de Oliveira Silva. Sepultamento ontem.
Alcidia Laudelina da Silva, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Correa e Otília Maria Laudelina. Sepultamento ontem.
Alfredo Skroch, 81 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Skroch e Júlia Skroch. Sepultamento ontem.
Ana Cândida Ferreira, 72 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Cândido e Sebastiana Bueno Cândido. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.
Antônio Pedroso de Azevedo, 65 anos. Profissão: açougueiro. Filiação: Zeferino Pedroso de Azevedo e Maria Rosa Lustoza de Azevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela da Paz, no Boqueirão.
Benjamim Muraro, 92 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Bortoko Muraro e Ângela Muraro. Sepultamento ontem.
Calinda da Rocha Rodrigues, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Pereira da Rocha e Maria Madalena de Oliveira. Sepultamento ontem.
Cecília Vieira da Silva, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leocádio da Silva e Seraphina Teixeira da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus do bairro Pinheirinho.
Claudecir Rateiro, 39 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Aristeu Rateiro e Carmosina Andrade Silva Faustino. Sepultamento ontem.
Cristina Maria Cidral Conque, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juvenal Cidral e Isolde Cidral. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da capela do local.
Dalila Medeiros Quelluz, 99 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo Silva Medeiros e Maria Gilgen Medeiros. Sepultamento ontem.
Dirceu Rosa, 55 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Delcio José Rosa e Antonina de Andrade Rosa. Sepultamento ontem.
Elisabete Borges Ribas, 57 anos. Profissão: professora. Filiação: João Deseveski Borges e Pelaguia Czelusniak Borges. Sepultamento ontem.
Eugeniusz Glowacki, 69 anos. Profissão: motorista. Filiação: Bronislaw Glowacki e Genowefa Glowacki. Sepultamento ontem.
Evair Gonçalves, 52 anos. Profissão: militar. Filiação: Adelino Gonçalves e Marta Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela da Associação da Vila Militar, no Rebouças.
Fernando Luiz Baptista, 57 anos. Filiação: Valdomiro Maciel Baptista e Lúcia Drong Baptista. Sepultamento ontem.
Francisco Elodio dos Santos, 61 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Paulo da Silva e Cecília Fermino. Sepultamento ontem.
Gesildo Gonzaga dos Santos, 33 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Antônio Gonzaga dos Santos e Nilda Morato dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Bocaiúva do Sul, saindo da residência.
Gilson Carlos da Silva, 32 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria José da Silva Neves. Sepultamento ontem.
Haroldo Garcia Andrade, 36 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Garcia de Andrade e Maria Ester Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Memorial Parque Paulista, em São Paulo.
Hermes Francisco Kuczmarski, 69 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Ignácio Kuczmarski e Cecília Luíza Kuczmarski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Ivone Lendro, 36 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lendro e Maria Roque Leandro. Sepultamento ontem.
Izelia Franco Souza, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Zacharias de Oliveira Franco e Maria Elvira de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 01.
Jaci de Souza Dalcin, 55 anos. Profissão: empresário. Filiação: Cacildo Dalcini e Alvacir de Souza Dalcin. Cerimônia no dia 7 de março (segunda-feira), no Crematório Vaticano, saindo da Capela Jade.
Jair Braz, 64 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Joaquim Braz Filho e Eugenia Teodora Braz. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Boqueirão.
João Contente, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Contente e Ernestina de Jesus. Sepultamento ontem.
João Garcia de Andrade Filho, 47 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Garcia de Andrade e Maria Ester Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Memorial Parque Paulista.
João Pinto de Almeida, 89 anos. Filiação: Timotheo Pinto de Almeida e Maria Rodrigues de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.
Joaquim Jacinto de Oliveira, 83 anos. Profissão: servente. Filiação: Sezinando Jacinto de Oliveira e Lorentina Alves Batista. Sepultamento ontem.
José Carmeliano de Miranda, 91 anos. Profissão: médico. Filiação: Antônio Olympio de Miranda e Helena Pinto de Miranda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 02.
José Soares dos Santos, 70 anos. Profissão: maquinista. Filiação: Manoel Soares dos Santos e Rita Auta de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Livina Pedroso dos Santos, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florentino Aparício Pedroso e Alexandrina Padilha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo de Igreja Evangélica Pentecostal Fonte da Vida, em Almirante Tamandaré.
Manoel Henrique Vianna Itibere da Cunha, 86 anos. Profissão: administrador. Filiação: Ruy Fonseca Itibere da Cunha e Nair Vianna Itibere da Cunha. Sepultamento ontem.
Maria Antônia Pinto Bressan, 50 anos. Profissão: confeiteira. Filiação: João Purcotes Pinto e Carolina Lisboa Poncheky Pinto. Sepultamento ontem.
Marinilce Michelato Spagolla, 60 anos. Profissão: professora. Filiação: Mário Michelato Filho e Dilza Ione Bacarin Michelato. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo do salão Ioshito Mori, em Cianorte.
Miguel Marques de Souza, 77 anos. Profissão: agricultor. Sepultamento ontem.
Nair Santos da Luz, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jovina Maria dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Bocaiúva do Sul, saindo da residência.
Neuzili Lançoni, 61 anos. Profissão: professora. Filiação: Reinaldo Lançoni e Mercedes Pettres Lançoni. Sepultamento ontem.
Nicolas Ricardo Salvi Nunes, 9 horas. Filiação: Waltencir Santos Nunes da Silva e Andressa Terezinha Salvi. Sepultamento ontem.
Norma Sueli Chamma Peltier, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nayef Mikhael Chamma e Nathalina Paes Chamma. Sepultamento ontem.
Ovídio Sousa da Silva, 55 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Lasaro da Silva e Filomena de Sousa e Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Frei Miguel, no bairro CIC.
Pedro Pina, 78 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Pina e Maria Verardi. Sepultamento ontem.
Sérgio Luiz Scharchak, 58 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Pedro Scharchak e Anna Mascarenhas Scharchak. Sepultamento ontem.
Terezinha Gonçalves Figueira Nogueira, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Gonçalves Figueira e Júlia Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Terezinha de Jesus Verginio, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oracio Alves do Vale e Ladomira da Rocha Leite. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Câmara Municipal de Rosário do Ivaí (PR).
Thiago William Nogueira, 23 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Rita de Cássia Nogueira. Sepultamento ontem.
Vanda Silveira dos Reis, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afrisidio Silveira e Maria Libertina Henriques Silveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da capela do local.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Deixe sua opinião