Reprodução/Pexels

6 dicas de como dormir rápido

Reprodução/Pexels

Dormir bem é essencial para a saúde e o bem-estar, mas muitas pessoas têm dificuldades para adormecer. Além disso, quem nunca acordou à noite e teve dificuldade de voltar a dormir? Veja a seguir dicas para ajudar no processo de adormecimento.

Reprodução/Pexels

1. Controle a respiração Quando respiramos profundamente fazemos com que o cérebro entenda que é momento de desacelerar. Isso ajuda a relaxar o corpo e diminuir os batimentos cardíacos. Dica prática: Método 4-7-8: inspire pelo nariz por 4 segundos, segure a respiração por 7 segundos e solte o ar pela boca durante 8 segundos.

Reprodução/Pexels

2. Relaxe os músculos Um bom modo de relaxar e pegar no sono mais rápido é relaxando os músculos. Quando estamos estressados é comum que os músculos se contraiam e a mente fique alerta. Um ótimo modo de ajudar o cérebro a diminuir sua atividade é relaxando os músculos.

Reprodução/Pexels

Dica prática: Deite com a barriga para cima em uma posição confortável e inspire profundamente. Quando for soltar o ar, imagine que os seus músculos estão se soltando e relaxando. Repita o processo por 3 vezes.

Reprodução/Pexels

3. Distraia sua mente Às vezes ficamos focados demais em preocupações e pensamentos, aumentando nossa concentração em nossa ansiedade e estado de alerta. Para evitar isso é interessante conduzir a mente para alguns pensamentos para facilitar o seu relaxamento.

Reprodução/Pexels

Dica prática: Durante aproximadamente 10 a 15 minutos tente recapitular como foi seu dia. Se for interessante também relembre histórias divertidas e momentos marcantes. Gradualmente a mente irá ser conduzida por diversos pensamentos e aos poucos irá adormecer.

Reprodução/Pexels

4. Ouça uma música relaxante Existem algumas músicas que podem ajudar a acalmar sendo um excelente recurso para nos ajudar a dormir mais rápido. Algumas pessoas também adormecem ouvindo determinados sons como, sons de chuvas, pássaros e natureza em geral.

Reprodução/Pexels

Dica prática: coloque uma música ou som relaxante no celular (existem diversas playlists em aplicativos de música com esse tema) e tente fazer respirações mais profundas.