Bancões x fintechs: a briga que foi parar no Banco Central

Economia

O Banco Central está no meio de uma briga entre os bancos tradicionais e as fintechs, que são as empresas de tecnologia que atuam na área financeira.

De um lado está a Febraban, que representa os bancos tradicionais, como Itaú e Bradesco. Do outro as fintechs, como Nubank, PagSeguro, Mercado Pago, Picpay e Stone.

O embate está na regulamentação das fintechs. Enquanto elas desejam um ambiente mais livre e menos burocrático, os bancões querem que as regras sobre elas sejam mais rígidas.

O Banco Central (BC) chegou a realizar uma consulta pública que poderia elevar exigências para os bancos digitais, mas não avançou com o marco regulatório.

A cautela do BC está no fato de que se apertar as regras sobre as fintechs, estas deixariam de evoluir e a concorrência no mercado financeiro seria comprometida. A questão da concorrência, aliás, é uma bandeira da autarquia.

Além disso, as mais de mil fintechs no Brasil atuam em setores distintos e com várias ofertas de serviços e produtos. E uma regra que atingisse todas igualmente poderia inviabilizar alguns negócios.

Créditos

Imagens: Leonardo Sá/Agência Senado, Pixabay e Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.