Como será a estrada que promete desafogar o trânsito para o litoral de Santa Catarina
Reprodução/PEXELS
As viagens por via terrestre entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina estão cada vez mais longas, independente da temporada de verão, quando congestionamentos são comuns e o deslocamento entre as capitais paranaense e catarinense pode levar mais de 8 horas.
Reprodução/PEXELS
Uma proposta do governo de Santa Catarina, entretanto, pode aliviar o tráfego na BR-101 e tornar a viagem mais rápida para turistas paranaenses, moradores de cidades litorâneas e transportadores de cargas.
Reprodução/PEXELS
O Corredor Litorâneo Norte, também conhecido como Via Mar, é o projeto de uma estrada com seis pistas (três de cada lado) para ligar Joinville e a região de Florianópolis, correndo paralelamente à BR-101, em um trecho de 145 quilômetros.
Reprodução/PEXELS
Com essa alternativa, a expectativa é de que o trânsito se divida e o deslocamento seja mais fluido, especialmente nas áreas próximas às cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, onde existe um grande fluxo de veículos.
Reprodução/PEXELS
O governo de Santa Catarina autorizou o início da fase de planejamento do projeto. Nesse primeiro momento estão previstos 4 lotes, que vão de Joinville a Itajaí — o lote que liga Itajaí ao Contorno Viário da Grande Florianópolis ainda está em estudo.
Reprodução/PEXELS
Ainda não há previsão de quando as obras devem começar, pois dependerão dos estudos realizados a partir de agora, incluindo questões de desapropriações. Essa etapa deve durar cerca de dois anos.
Reprodução/PEXELS
A ideia do governo catarinense é de que a Via Mar seja viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP) e de que as obras comecem assim que os estudos sejam finalizados.