Conheça a Eve, empresa de "carros voadores" da Embraer

Futuro

A Embraer fechou um acordo de combinação de negócios da Eve Urban Air Mobility com a Zanite Acquisition Corp., empresa do setor de aviação, para criar a Eve Holding.

Avaliada em cerca de US$ 2,9 bilhões, a empresa deve ser listada na Bolsa de Nova York (NYSE) sob o ticker "EVEX" e "EVEXW" a partir do segundo trimestre de 2022.

A Eve Urban Air Mobility nasceu da EmbraerX, o braço de inovações disruptivas da Embraer, com o objetivo de desenvolver soluções de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

O foco da Eve é apresentar uma solução de UAM abrangente, prática e eficiente em termos de capital, além de desenvolver um eVTOL, sigla em inglês para veículo de decolagem e pouso vertical.

O protótipo de eVTOL da Eve tem capacidade para 4 passageiros, além do piloto. O plano é que em um segundo momento, o veículo se torne autônomo.

O veículo tem 10 motores, sendo oito para propulsão vertical e dois para horizontal. A autonomia será de 100 quilômetros antes de precisar recarregar as baterias.

A previsão da Eve é de que o eVTOL, que ainda está em fase de desenvolvimento, esteja operacional e no mercado a partir de 2026.

Até agora, a empresa tem 1.735 pedidos de 17 clientes. Os valores dos negócios somam US$ 5,2 bilhões.

Créditos

Imagens: Divulgação/Embraer.

Montagem: Gustavo Ribeiro.