Conheça o carro voador da Embraer
Futuro
A Embraer criou, por meio do braço de inovações disruptivas EmbraerX, a Eve Air Mobility. O objetivo dessa subsidiária é desenvolver soluções de mobilidade aérea urbana.
Entre essas soluções está o desenvolvimento de um eVTOL, sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical.
Os eVTOLs seriam capazes de transportar pessoas em ambientes urbanos, como um helicóptero, mas de uma forma mais sustentável, segura e silenciosa.
O protótipo do eVTOL da Eve tem capacidade para 4 passageiros, além do piloto. Em um segundo momento, o objetivo é que não haja piloto e o veículo se torne autônomo.
Para voar de fato, o veículo conta com dez motores, sendo oito para propulsão vertical e dois para horizontal.
O eVTOL tem 8 metros de comprimento e 11 metros de envergadura. Além disso, pesa 2 toneladas quando vazio.
A autonomia prevista para o veículo é de 100 quilômetros, o que seria suficiente para algumas viagens urbanas antes de precisar recarregar as baterias.
A previsão é de que a aeronave da Eve, que segue em estágio de desenvolvimento, esteja operacional e no mercado em 2026.
Várias empresas já encomendaram o eVTOL: Ascent (Ásia), Flapper (América Latina), Helipass (França), Microflite (Austrália), Halo (EUA e Reino Unido), Bristow (EUA), Blade (EUA), Helisul (Brasil), entre outras.
Em 8 de novembro, a Eve vai iniciar um simulado de mobilidade aérea urbana entre a Barra da Tijuca e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
O simulado, que será ofertado pela Flapper em um helicóptero da Helisul, vai contar com 6 voos diários durante um mês. A Eve garante que o preço será mais acessível que um voo tradicional de helicóptero.
Créditos
Imagens: Divulgação/Eve Air Mobility.
Montagem: Gustavo Ribeiro.