Reprodução/Tom Vierus

Em foto inédita, ave ameaçada de extinção é vista pela primeira vez em 55 anos

Reprodução/Pexels

O pássaro Açor da Nova Bretanha, que está na lista das aves ameaçadas de extinção. foi avistado pela primeira vez desde 1969 na Papua Nova Guiné, país localizado na Oceania.

Reprodução/Pexels

O açor é uma ave de rapina da mesma família da harpia (gavião real - foto acima) e a maioria das águias diurnas. A fotografia do açor (a primeira da história) em sua ilha nativa, com foco imperfeito, só teve sua significância notada pelo fotógrafo Tom Vierus posteriormente.

Reprodução/Tom Vierus

A autenticidade da observação foi confirmada pela organização ambientalista WWF no mês passado.

Veja a foto:

Reprodução/Pexels

O fotógrafo disse que estava em uma excursão no leste da ilha de Nova Bretanha “com três membros da comunidade local nos guiando pela floresta” quando fotografou “várias espécies de ave, incluindo o açor, mas não sabia da importância da foto na hora”.

Reprodução/Pexels

Vierus postou a foto em uma plataforma criada por pesquisadores. Em junho deste ano, um membro do site avisou o fotógrafo que a ave estava listada entre as “desaparecidas” por ornitologistas em um site pertencente à Conservação de Aves Americanas.

Reprodução/Divulgação

Um doutor em conservação de biodiversidade pela Universidade de Oxford confirmou à WWF a autenticidade da observação, informando que “o último registro documentado da espécie parece ser um espécime de julho de 1969 mantido pelo Museu Americano de História Natural em Nova York”.

Reprodução/Pexels

O Açor da Nova Bretanha é classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma espécie “vulnerável” entre as aves ameaçadas de extinção, com população abaixo de 10 mil indivíduos.

Reprodução/Pexels

A Papua Nova Guiné é o lar da 3ª maior floresta tropical do mundo. É um dos locais com o maior potencial de descoberta de novas espécies. A floresta onde vive a ave de rapina é considerada patrimônio mundial pela UNESCO.