“Maníaco do Parque: A História Não Contada” revive caso que chocou o país
Reprodução/Divulgação
Vem de longe a fixação dos brasileiros por crimes chocantes. Essa característica tomou outra proporção no final dos anos 1990, quando o caso do assassino serial Maníaco do Parque dominou o noticiário nacional.
Reprodução/Divulgação
Até programas dominicais, como o Domingo Legal, apresentado pelo finado Gugu Liberato, exploraram o tema à exaustão, espetacularizando um crime que traumatizou inúmeras pessoas.
Reprodução/Divulgação
Com o lançamento de um filme sobre o bandido no Prime Video, o assunto voltou à tona, mas com muita reclamação sobre a qualidade da obra ficcionalizada. Agora, o mesmo streaming lança outro produto, capaz de promover um debate mais maduro sobre o ocorrido.
Reprodução/Conteúdo Estadão
Dividida em 4 partes, a série documental oferece uma discussão sobre o papel da imprensa sensacionalista no episódio. Além disso, relata o preconceito que algumas das sobreviventes sofreram quando tentaram denunciar Francisco de Assis Pereira para a polícia.
Reprodução/Youtube
Os tópicos são levantados por meio de material registrado na época, entrevistas inéditas com vítimas e familiares das vítimas e do Maníaco, além de áudios inéditos do criminoso. A série traça um panorama completo e bastante crítico com base em diferentes pontos de vista sobre os fatos.
Reprodução/Youtube
Quando condenado, Francisco assumiu ter matado 11 mulheres, mas respondeu por apenas sete crimes. Foi julgado por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, estupro e atentado violento ao pudor, recebendo a sentença de 285 anos de prisão.
Reprodução/PEXELS
O problema disso, alertado na série, é que o Código Penal Brasileiro limita o tempo máximo de pena em 30 anos para crimes ocorridos antes de 2020. Ou seja, Francisco não deve cumprir toda a pena e tem chances de ser solto em agosto de 2028.
Reprodução/PEXELS
Não tem como assistir aos quatro episódios e acreditar que o serial killer é uma pessoa capaz de ser reintroduzida na sociedade. Agora é torcer para que a Justiça seja firme e funcione para quem sofreu nas mãos do facínora.
Reprodução/Divulgação
Maníaco do Parque: A História Não Contada• 2024• 4 episódios• Indicado para maiores de 16 anos• Disponível no Prime Video