Reprodução/EFE

O jovem que levou Trump de volta ao topo

Reprodução/PEXELS

Enquanto o mundo ainda está tentando compreender o tamanho da vitória de Trump, poucos perceberam que um jovem de 27 anos teve uma participação especial nesse feito histórico.

Reprodução/Divulgação

Sabemos que muitos fatores contribuíram para a vitória sem precedentes de Trump. Mas um detalhe importante que está passando despercebido foi uma estratégia de marketing inovadora criada por Alex Bruesewitz que teve grande contribuição para o resultado.

Reprodução/Divulgação

A informação foi trazida por Eric Cortellessa, um correspondente político nacional na TIME, que cobriu Donald Trump e a direita americana. Ele explicou que a estratégia do republicano era focar nos homens jovens que interagiam com política por meio de podcasts e redes sociais.

Reprodução/EFE

Por isso, no mês de julho, Susie Wiles, a gerente da campanha, comissionou Bruesewitz para montar uma estratégia de aparições de Trump em podcasts. Eles começaram elaborando uma lista de apresentações para o presidente assistir.

Reprodução/EFE

Segundo matéria recente da NBC, a estratégia foi muito bem-sucedida: Trump conseguiu a adesão de 60% dos jovens brancos, e ótimos números entre latinos e afro-americanos. No geral, ele conquistou 42% dos eleitores de 18 a 29 anos, uma marca impressionante.

Reprodução/EFE

Certamente o resultado surpreendente do republicano não se deve exclusivamente a podcasts. Mas não há dúvida de que a estratégia representou uma parte fundamental da performance estarrecedora.

Reprodução/EFE

É possível que somente sejamos capazes de entender mais profundamente os aspectos mais profundos dessa “onda vermelha” daqui a alguns anos.