O que é e como funciona o delivery de combustível

Economia

O Ministério da Economia defende que os postos de combustível possam fazer o abastecimento de veículos fora dos estabelecimentos, na modalidade delivery.

Isso já ocorre em outros países, como Reino Unido, Índia, Emirados Árabes e Estados Unidos.

Na prática, o delivery de combustível é como o serviço de entrega de comida. O usuário indica a localização, o horário, o tipo do combustível e o valor.

O pagamento é feito por cartão de crédito dentro da plataforma. E no horário agendado, um veículo-tanque se desloca até o automóvel para fazer o abastecimento.

O delivery de combustível já existiu no Rio de Janeiro. A Gofit foi autorizada a operar o modelo pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O serviço, uma espécie de projeto piloto, perdurou até maio de 2021, e ficou restrito aos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Pequena.

A partir dessa experiência, a ANP estabeleceu algumas regras para uma eventual liberação: somente nas cidades, veículo-tanque de até 2 mil litros de até dois tipos de combustível (gasolina comum e etanol) em tanques separados.

Além disso, o abastecimento não poderá ser feito em locais com piso semipermeável ou permeável, garagens, áreas subterrâneas ou em vias públicas de grande fluxo.

Apesar do desejo do governo federal, justificado pelo aumento da concorrência, já existe uma forte resistência de distribuidoras, entidades do setor, órgãos de defesa do consumidor e sindicatos.

Créditos

Imagens: Gofit/Divulgação, Ezfill/Divulgação, Unsplash, Booster/Divulgação, CAFU/Divulgação.

Montagem: Gustavo Ribeiro.