O que é e para que serve o NFT?
NFT é a sigla para o termo "non fungible token" ou "token não fungível" em português.
NFTs são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos.
Os tokens são como um tipo de assinatura digital que transforma qualquer tipo de mídia digital em um bem não-fungível.
Os NFTs representam algo específico e individual e que não pode ser substituído. Os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.
Eles podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível, como trabalhos artísticos ou itens virtuais dentro de videogames, por exemplo.
Os NFTs utilizam a tecnologia Blockchain. Esta é uma base dados descentralizada que permite rastrear o recebimento e o envio de determinados tipos de informações.
Todas as transações ficam registradas em um tipo de documento oficial que pode ser acessado por qualquer usuário. Isso garante que as informações armazenadas são seguras e invioláveis.
A maioria dos NFTs faz parte do Blockchain Ethereum, sendo armazenados em carteiras digitais.
Todas as operações são feitas pela Ethereum, que mantém o registro de cada transação através dos contratos inteligentes ou smart contracts.
Um NFT pode ser criado por qualquer pessoa. Contudo, essa criação não garante que o item que o NFT está atrelado terá valor no mercado.
O NFT só será lançado no mercado quando um valor foi agregado a ele. Só a partir disso é que ele poderá ser comprado e vendido.
Apesar de comprovar a originalidade dos itens vendidos, o NFT não garante que não serão lançadas cópias e variações.
Créditos
Imagens: Pixabay/Divulgação, Unsplash/Divulgação, Alesia Kozik/Pexels.
Montagem: Caroline do Prado.