O que é o Conselho da República e quem faz parte
República
Durante discurso em Brasília nos atos em defesa do governo federal, o presidente Jair Bolsonaro disse que reuniria o Conselho da República para definir para "onde todos devemos ir".
Criado pela Lei nº 8.041/90, o Conselho da República é um órgão superior de caráter consultivo que pode ser usado pelo presidente em momentos de crise.
O Conselho da República pode deliberar sobre alguns temas, como intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e outras questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
O órgão se reuniu pela última vez em 2018. Na ocasião, o então presidente Michel Temer decidiu autorizar intervenção federal no Rio de Janeiro e em Roraima.
O Conselho é composto por 14 pessoas, além do presidente: vice-presidente da República, ministro da Justiça, presidentes do Senado e da Câmara, líderes da maioria e da minoria no Senado e na Câmara, e seis cidadãos brasileiros com mais de 35 anos. Veja quem são, um a um.
Hamilton Mourão, vice-presidente da República
Anderson Torres, ministro da Justiça
Arthur Lira, presidente da Câmara
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
Diego Andrade, líder da maioria na Câmara
Marcelo Freixo, líder da minoria na Câmara
Renan Calheiros, líder da maioria no Senado
Jean Paul Prates, líder da minoria no Senado
Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; Paulo Skaf, presidente da Fiesp; Cid Marconi, desembargador federal; Tibério de Melo Cavalcante, advogado; Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça; José Carlos Aleluia, deputado federal
Créditos
Imagens: Marcos Corrêa/PR, Alan Santos/PR, Isac Nóbrega/PR, Cleia Viana/Câmara dos Deputados, Edilson Rodrigues/Agência Senado, Luis Macedo/Câmara dos Deputados, Jefferson Rudy/Agência Senado, Marcos Brandão/Agência Senado.
Montagem: Gustavo Ribeiro.