O que é o Portoguara, o novo porto de Paranaguá

Paraná

Paranaguá deve ganhar, em breve, um novo porto.  É o Portoguara, também conhecido como Porto Guará, empreendimento privado que será complementar ao Porto de Paranaguá.

As obras do complexo devem começar em julho de 2022 e as operações estão previstas para iniciar em 2025, em sua primeira fase, com granéis sólidos na importação e exportação.

O projeto está orçado em R$ 4,1 bilhões e deve ser implantado num prazo de 10 anos, com a segunda fase incluindo estrutura para movimentação de contêineres.

A área total do Portoguara será de 2 milhões de metros quadrados, dos quais cerca de 42% devem ser mantidos como área de preservação.

O diferencial prometido é a agilidade no descarregamento, com integração à malha ferroviária. Serão mais de 21 quilômetros de trilhos dentro do complexo.

O Portoguara também terá um calado maior e poderá receber navios carregados com 110 mil toneladas. Hoje o Porto de Paranaguá recebe embarcações de até 80 mil toneladas.

Estão à frente do projeto o grupo Novo Oriente Participações, formado pelas empresas Morro Chato Agropecuária, Martini Meat e Ritmo; além do grupo FAR, formado pela La Violetera e Incorporadora Laguna.

Créditos

Imagens: Claudio Neves/Portos do Paraná, Rodrigo Félix Leal/SIEL, Reprodução/Google Earth, Divulgação/Portoguara.

Apuração: Elvira Fantin.

Montagem: Gustavo Ribeiro.