Reprodução/MIdjourney

Os primeiros 6 anos da vida do seu filho valem ouro. Saiba por quê

Reprodução/PEXELS

Se pais e mães entendessem a janela de oportunidade que há do nascimento até os 6 anos dos filhos, teríamos uma revolução nos níveis de felicidade no Brasil.

Reprodução/MIdjourney

Os 6 primeiros anos (a chamada primeira infância) são o período em que o cérebro humano mais se desenvolve – é o momento de formar a base para as capacidades cognitivas, emocionais e sociais futuras.

Reprodução/PEXELS

É, portanto, uma etapa determinante para o sucesso pessoal e profissional do futuro adulto. Em outras palavras, a maneira como essa fase for vivida gera consequências (positivas ou negativas) para o resto da vida.

Reprodução/PEXELS

E a grande questão é que a atitude dos pais ao longo dessa fase impacta diretamente no quanto a criança vai conseguir absorver de boas experiências, estímulos, afeto e segurança.

Reprodução/PEXELS

Um estudo de 2018 da Universidade Murdoch (Austrália) concluiu que o afeto e a proximidade dos pais na 1ª infância ajudam muito no desenvolvimento das chamadas “funções executivas” dos filhos.

Reprodução/EXELS

Essas funções são o conjunto de habilidades cognitivas essenciais para o controle do comportamento, do pensamento e das emoções. Por outro lado, o distanciamento entre pais e filhos foi apontado como um comportamento prejudicial nesse processo.

Reprodução/PEXELS

Ou seja, as marcas positivas ou negativas que você vai deixar para seus filhos têm tudo a ver com a forma como passa o tempo com eles e com as experiências que proporciona especialmente durante a primeira infância.