Perseguição a cristãos bate recorde histórico; veja quais países lideram a repressão
Reprodução/PEXELS
A perseguição aos cristãos continua intensa em muitos países do mundo, onde a liberdade religiosa ainda é um sonho distante quando comparada à realidade experimentada no Brasil e em tantas outras nações.
Reprodução/Portas Abertas
O mais recente relatório da Portas Abertas, ONG dedicada a reportar violações de direitos contra cristãos, mostra que os índices de perseguição alcançaram um novo recorde no último ano, afetando mais de 380 milhões de cristãos em todo o mundo.
Reprodução/PEXELS
A Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2025 indica que houve um aumento drástico em 39 dos 50 países acompanhados no relatório, com 15 milhões a mais de cristãos que sofreram algum tipo de violação em relação ao ano passado. Na América Latina, dois países avançaram muito na repressão a cristãos: Cuba e México.
Reprodução/PEXELS
Segundo a Portas Abertas, esses dados equivalem a 140 milhões a mais de cristãos perseguidos desde 2018. Os dados acumulados em 2024 apontam que 1 a cada 7 cristãos é perseguido no mundo.
Reprodução/Portas Abertas
Desde 1993, a ONG divulga um levantamento avaliando a pressão e a violência enfrentada pelos religiosos pelo fato de seguirem a Jesus. A partir desses números, elabora a Lista Mundial da Perseguição e o Mapa com os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.
Reprodução/Portas Abertas
Ao todo, 13 países são apontados como extremamente perigosos para expressar a fé cristã, enquanto os outros 37 são marcados pela perseguição severa. Veja a lista a seguir:
Reprodução/Portas Abertas
Os 10 países com maior repressão a cristãos1. Coreia do Norte2. Somália3. Iêmen4. Líbia5. Sudão6. Eritreia7. Nigéria8. Paquistão9. Irã10. Afeganistão