Reprodução/Wikimedia Commons

Quais são as novas regras para cidadania italiana?

Reprodução/PEXELS

O governo da Itália anunciou nesta sexta-feira (28) mudanças na lei de concessão de cidadania para descendentes de italianos no exterior.

Reprodução/PEXELS

Como fica: Limite de duas gerações: Apenas filhos ou netos de italianos nascidos na Itália terão a partir de agora direito à cidadania. Bisnetos ou gerações mais distantes não terão mais esse direito garantido.

Reprodução/PEXELS

Exigência de vínculo com o país: O novo projeto de lei estabelece que os italianos nascidos e residentes no exterior deverão manter vínculo real com a Itália, exercendo ao menos um direito ou dever cívico a cada 25 anos (como votar ou atualizar registros).

Reprodução/PEXELS

O governo italiano também está promovendo uma mudança significativa na forma de dar início ao processo de reconhecimento da cidadania. Os pedidos deixarão de ser feitos nos consulados italianos no exterior e passarão a ser centralizados em um novo escritório, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, em Roma.

Reprodução/PEXELS

As novas regras entraram em vigor já nesta sexta, após a aprovação do decreto pelo Conselho de Ministros. Os pedidos documentados e enviados até às 23h59 (horário de Roma, 19h59 em Brasília) do dia 27 de março de 2025 serão processados conforme as regras anteriores.