Quando o Aeroporto Afonso Pena será de fato internacional?

Paraná

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é hoje "internacional" somente no nome.

Apesar de contar com a estrutura de um aeroporto internacional desde 1996, incluindo órgãos como Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura, não há voos de passageiros para fora do Brasil.

Até o ano passado, antes da pandemia, o aeroporto tinha ligações com Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Uma rota para Santiago, no Chile, chegou a ser anunciada, mas foi suspensa com a retração do mercado.

Concedido em abril ao Grupo CCR - o contrato ainda não foi assinado -, a expectativa é que a situação mude nos próximos anos. Mas isso vai depender de uma antiga questão: a 3ª pista do aeroporto.

Hoje, a maior pista do Afonso Pena tem 2.218 metros de comprimento. A uma altitude de 911 metros acima do nível do mar, nenhum avião consegue decolar lotado e com carga para voos de longa distância.

No contrato que vai ser assinado, a CCR tem a obrigatoriedade de construir até 2027 uma nova pista com 3.000 metros de comprimento. Na teoria, viabilizaria os voos internacionais.

Só que, depois disso, ainda será preciso convencer as companhias aéreas de que operar rotas internacionais no Afonso Pena é um negócio rentável.

Sem contar que é necessário haver uma participação mais efetiva do governo na negociação com as empresas e até mesmo um desconto nas taxas praticadas pela concessionária.

Créditos

Imagens: Divulgação/Infraero, Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo, Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo, Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo, Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo, Geraldo Bubniak/AENPr.

Apuração: Elvira Fantin.

Montagem: Gustavo Ribeiro.