TPNG: conheça o novo avião comercial da Embraer

Aviação

A Embraer apresentou em agosto o projeto do seu novo avião, que por enquanto tem apenas um nome genérico: TPNG, sigla que em português quer dizer Turboélice de Nova Geração.

Aos poucos, porém, a fabricante brasileira tem revelado mais detalhes sobre o avião que tem previsão para entrar em operação entre 2027 e 2028.

Como o próprio nome diz, trata-se de uma aeronave turboélice, com duas variações de capacidade: para 74 e 90 passageiros.

A grande diferença para outros aviões turboélices é que os motores serão instalados na parte traseira e não na asa. Segundo a Embraer, isso vai reduzir o ruído dentro da cabine.

Outra vantagem apresentada pela fabricante é que dessa maneira a aeronave poderá usar pontes de embarque, o que normalmente não ocorre com aviões desse tipo.

Além disso, O TPNG estaria mais preparado para ser convertido para propulsão por hidrogênio, assim que esse tipo de combustível se tornar confiável e acessível.

Para tentar diminuir a rejeição contra aviões turboélices, principalmente nos Estados Unidos, a Embraer vai utilizar a mesma cabine dos jatos E2, mais espaçosa e confortável.

A expectativa inicial da Embraer era vender 500 aviões do modelo. No entanto, a fabricante aumentou essa projeção para pelo menos 1.000 unidades.

Para a Embraer, o avião substituiria os jatos regionais de 50 assentos nos Estados Unidos. Com uma configuração de três classes, a fabricante entregaria o substituto para aeronaves com mais de 20 anos de uso.

Créditos

Imagens: Divulgação/Embraer, Divulgação/Engie, Unsplash.

Montagem: Gustavo Ribeiro.