Uma pesquisa feita pelo Google indicou que 74% dos usuários brasileiros de smartphones pesquisam produtos na internet enquanto estão decidindo o que comprar numa loja física.
Segundo a empresa, a busca é feita especialmente para comparar os preços dos produtos. Os consumidores usam o resultado, por exemplo, para barganhar na própria loja.
A pesquisa, feita entre junho e agosto deste ano, ouviu 1.200 usuários de smartphone com idade entre 14 e 54 anos das classes A, B e C.
De acordo com o Google, o estudo reforça a percepção de que o acesso à internet passou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros.
“Não entramos mais na internet. Vivemos na internet. As pessoas estão hoje o tempo todo no aparelho móvel. Até mesmo quando estão em casa”, afirmou o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, nesta terça-feira (25) durante evento em São Paulo para apresentação dos achados da pesquisa.
Dados da companhia já indicavam que os brasileiros haviam intensificado o uso do dispositivo móvel para navegação na internet. Segundo o Google, o tempo gasto por uma pessoa na web por meio dos smartphones aumentou 112% no último ano.
“Plataforma de negócios”
Entre os achados do estudo, há boas notícias para empresas e anunciantes.
Dos consumidores entrevistados, 74% disseram que estão tomando decisões de compra mais rapidamente agora do que há alguns anos graças às pesquisas online.
E 65% afirmaram que utilizam o aparelho celular para saber mais detalhes sobre algo que viram em comerciais na televisão. “O smartphone tornou-se uma plataforma de negócios”, disse Coelho.