Maior que o Kindle original, modelo DX começa a ser vendido em 100 países a partir de 19 de janeiro| Foto: Reuters

A Amazon.com se prepara para começar a vender uma versão de tela maior de seu leitor de livros eletrônicos em mais de 100 países, por US$ 489 (R$ 842), depois de lançar a versão internacional do modelo básico do produto, no ano passado.

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Após lançar o leitor eletrônico sem fio de menor porte em outubro, a companhia anunciou que o novo Kindle DX está disponível para pré-encomendas a partir desta quarta-feira (6), e que as entregas terão início no dia 19 deste mês.

O Kindle DX conta com tela de 9,7 polegadas e área total de tela cerca de 2,5 vezes superior à do Kindle original. O aparelho sem fio inclui um leitor para documentos em PDF e capacidade de armazenagem para até 3,5 mil livros.

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Procurada pelo G1, a assessoria da Amazon não ofereceu mais informações sobre o lançamento do e-reader no Brasil.

Os analistas não se deixaram convencer imediatamente pelo aparelho quando o Kindle de maior porte foi lançado, alegando que anteriormente os consumidores vinham demonstrando preferência por aparelhos cada vez menores e preocupação com a possibilidade de que o preço pudesse afastar muitos interessados, em meio à crise econômica.

Mas a Amazon, que não fornece detalhes sobre as vendas do aparelho, diz que o Kindle DX foi projetado de forma a facilitar a leitura de livros escolares e jornais, que muitas vezes precisam de mais espaço para que seu conteúdo seja exibido adequadamente.

O aparelho também permite que as pessoas leiam documentos pessoais e é alardeado como forma de profissionais de negócios e outros usuários escaparem à necessidade de carregar com eles uma série de papeis soltos.

"Em base mundial, os consumidores amam o modelo com tela de seis polegadas, e sabemos que nos Estados Unidos os consumidores amam o Kindle DX, com tela de 9,7 polegadas", disse Ian Freed, vice-presidente da Amazon Kindle, em entrevista telefônica à Reuters.

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Os leitores eletrônicos, fabricados por número cada vez maior de empresas, permitem que os usuários leiam conteúdo em um aparelho do tamanho de um livro de bolso, que baixa conteúdo digitalmente. A Amazon anunciou em dezembro que o Kindle havia se tornado o presente mais comprado na história da empresa.