A empresa Apple anunciou, na noite desta quarta-feira (5), a morte de Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da companhia. Aos 56 anos, ele sofria de um câncer no pâncreas e já havia renunciado à presidência da empresa.
Uma nota divulgada à imprensa pela família afirma que ele morreu "tranquilamente". Casado em 1991, em uma cerimônia presidida por um monge budista, Jobs deixa três filhos com a esposa, e uma filha com uma mulher que conheceu antes do matrimônio.
Veja fotos do cofundador da Apple
Conheça a trajetória de Steve Jobs
Confira a repercussão da morte
A renúncia à presidência da empresa
O site da empresa publicou um comunicado informando a morte. Ao acessar a página, o internauta encontra uma imagem de Jobs, com as datas de nascimento e falecimento dele.
"Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs morreu hoje", diz um comunicado da Apple. "O brilho de Steve, sua paixão e energia foram fonte de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram nossas vidas. O mundo é imensamente melhor devido a Steve".
A Apple criou um email para que fãs possam enviar condolências. "Se você quer compartilhar pensamentos, memórias e condolências, envie um email para rememberingsteve@apple.com", diz o site da companhia.
Nascido em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco (EUA), Steve Paul Jobs foi criado por pais adotivos e chegou à fama e ao sucesso empresarial nos anos 1980.
A Apple foi fundada na garagem da casa dos pais dele, em 1976, quando Jobs tinha 21 anos. A criação da empresa foi feita com a ajuda de Steve Wozniak.
Sob o comando de Steve Jobs, a companhia introduziu os primeiros computadores Apple, e mais tarde, o Macintosh, que ficou muito popular na década de 1980.
Entre as inúmeras inovações da Apple está o "mouse", popularizado pela empresa para facilitar aos usuários a ativação de programas e a abertura de arquivos.
Ele enfrentava problemas de saúde há vários anos. Em 2004, teve identificada uma forma rara de câncer de pâncreas e realizou transplante em 2009.
Jobs, que costumava fazer o lançamento dos principais produtos da empresa, não foi visto nesta terça-feira (4), quando a Apple lançou iPhone 4S. O evento, na própria sede da Apple, foi apresentado por Tim Cook, o executivo assumiu o comando da empresa.
A morte do cofundador e ex-CEO da Apple Steve Jobs provocou uma onda de comentários e homenagens de pessoas dos setores político, tecnológico, entretenimento e dos negócios.
Veja alguns dos comentários:
BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS EUA
"Steve estava entre os maiores inovadores norte-americanos -- corajoso o suficiente para pensar de forma diferente, ousado o suficiente para acreditar que ele poderia mudar o mundo, e talentoso o suficiente para fazê-lo".
BILL GATES, COFUNDADOR E CHAIRMAN DA MICROSOFT
"Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos, e fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais de metade de nossas vidas. O mundo raramente vê alguém que teve o impacto profundo que teve Steve, cujos efeitos serão sentidos por muitas gerações. Para aqueles de nós que tivemos a sorte de trabalhar com ele, foi uma honra loucamente grande."
TONY BLAIR, EX-PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO
"É uma perda lamentável a de Steve Jobs. Um gênio criativo, um empresário e um visionário cujas ideias e conquistas permanecerão"
NICOLAS SARKOZY, PRESIDENTE FRANCÊS
"Quero prestar homenagem a Steve Jobs, que foi um grande empresário, um grande inovador e um protagonista destacado da revolução digital que vivemos"
MARK ZUCKERBERG, FUNDADOR E CEO DO FACEBOOK
"Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Vou sentir saudades."
BOB IGER, CEO DA WALT DISNEY
"Steve Jobs foi um grande amigo, assim como um conselheiro de confiança. O seu legado vai muito além dos produtos que ele criou ou as empresas que ele construiu. Ele inspirou milhões de pessoas, as vidas que ele mudou, a cultura que ele definiu. Steve era um 'original', com uma mente completamente criativa, imaginativa, que definiu uma era. Apesar de tudo o que ele realizou, parece que ele estava apenas começando."
MITT ROMNEY, ASPIRANTE À CANDIDATURA REPUBLICANA À PRESIDÊNCIA DOS EUA
"Steve Jobs é uma inspiração aos empreendedores norte-americanos. Ele fará falta."
ARNOLD SCHWARZENEGGER, EX-GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA
"Steve viveu o sonho californiano todos os dias de sua vida, mudou o mundo e inspirou todos nós."
INVESTIDOR MARC ANDREESSEN
"Steve foi o melhor dos melhores. Assim como Mozart e Picasso, ele nunca poderá ser igualado."
PAUL ALLEN, COFUNDADOR DA MICROSOFT
"Perdemos um pioneiro único da tecnologia e um autor que soube fazer produtos incrivelmente bons. Steve travou uma longa batalha contra todas as probabilidades difíceis de uma maneira muito corajosa. Ele continuou fazendo coisas incríveis em meio a todas aquelas adversidades. Como alguém que teve seus próprios desafios médicos, eu não poderia deixar de ser encorajado pela forma como ele perseverou."
MICHAEL DELL, CEO DA DELL
"Hoje o mundo perdeu um líder visionário, o setor de tecnologia perdeu uma lenda icônica e eu perdi um amigo e fundador companheiro. O legado de Steve Jobs será lembrado pelas próximas gerações."
LARRY PAGE, CEO DO GOOGLE
"Ele era um grande homem com realizações incríveis e um brilho incrível. Ele sempre me pareceu ser capaz de dizer em poucas palavras o que você realmente deveria estar pensando antes de tê-lo pensando. Seu foco na experiência do usuário acima de tudo sempre foi uma inspiração para mim."
Renúncia à presidência da Apple
A renúncia foi feita em 24 de agosto, encerrando o período de 14 anos durante o qual ele comandou a empresa, que ajudou a fundar em uma garagem.
Jobs sofria de um câncer no pâncreas e estava de licença médica desde 17 de janeiro, por condições de saúde não reveladas. Ele foi substituído pelo vice-presidente operacional Tim Cook. Jobs assumiu o posto de presidente do Conselho de Administração da Apple.
"Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou", escreveu Jobs na ocasião, em uma breve carta anunciando sua renúncia.
A aparência de Jobs, frequentemente magra, levantou questões sobre sua saúde e capacidade de permanecer à frente da Apple.