Você provavelmente passa muito tempo olhando para telas de computadores, mas todo esse tempo pode fazê-lo perder o contexto do que você lê, segundo uma nova pesquisa
Ler um texto em uma tela, em vez do papel, faz com que as pessoas prestam atenção a detalhes, mas não nas ideias mais amplas, segundo um artigo publicado recentemente pelo professores Geoff Kaufman, de universidade Carnegie Mellon, e Mary Flanagan, de Dartmouth.
“Telas digitais parecem criar um tipo de túnel de visão no qual você foca só na informação que você está recebendo naquele momento, e não no contexto mais amplo”, disse Kaufman.
O artigo é baseado em uma série de estudos envolvendo mais de 300 participantes e que foram conduzido quando os dois professores trabalharam juntos em Tiltfactor, uma laboratório de design de jogos em Dartmouth.
Os participantes no estudo tinham que completar várias atividades para verificar se estavam pensado em detalhes ou em um contexto mais amplo. Em um experimento, eles leram um conto de David Sedaris e, em seguida, responderam a algumas perguntas. Aqueles que leram a história impressa em papel tiraram notas mais altas nas questões que exigiam pensamento mais abstrato. Os leitores da versão digital tiveram notas melhores nas questões sobre aspectos concretos do texto.
Em outro experimento, os leitores tiveram de ler tabelas de dados sobre quatro carros imaginários. Em seguida, eles escolheram o melhor veículo com base nessas estatísticas. Cerca de dois terços daqueles que viram a informação impressa chegaram à solução correta, contra 43% que leram os dados em uma tela de computador.
A informação apresentada nos testes eram “virtualmente idênticas”, segundo Kaufman, mas em plataformas diferentes. E as implicações poderiam ser sérias se for levado em conta o tempo que as pessoas passam diante de telas digitais.
“Com o tempo, isso pode levar à uma evolução do pensamento que é menos inclinado para olhar o contexto”, disse.
A pesquisa dá alguma esperança àqueles que querem levar a audiência digital a pensar de forma mais profunda. Entre os participantes que leram os dados dos carros em um computador, alguns receberam uma tarefa que tinha como objetivo fazer com que pensassem de forma mais abstrata. Essas pessoas tiveram um desempenho melhor do que o restante.
Isso sugere, por exemplo, que um jornal que queira induzir uma melhor compreensão sobre o contexto de uma história poderia incluir no texto mais informações que levem ao pensamento crítico.
Os estudos desse artigo partiram de pesquisas anteriores de Kaufman and Flanagan que mostraram que jogadores usando uma versão para iPad de um jogo de estratégia para a prevenção de doenças tinham mais dificuldade em pensar no longo prazo do que aqueles jogando a versão física do mesmo jogo.
“No iPad eles pareciam não ter muita consideração sobre os efeitos de longo prazo de suas decisões”, disse Kaufman. “E assim eles perdiam o jogo com mais frequência.”
Segundo o pesquisador, há estratégias para mitigar o “efeito tela”, que ele mesmo usa no trabalho. “Eu passo três quartos das minhas horas de trabalho atrás de uma tela”, disse. “Se eu leio um artigo científico em PDF e me pego prestando atenção aos detalhes, eu prefiro imprimi-lo.”