A Apple começou nesta sexta-feira (11) a vender os novos modelos do iPhone no Brasil. Anunciados em setembro, os iPhone 7 e 7 Plus chegaram às lojas do país a partir de R$ 3,5 mil – R$ 500 a menos do que o preço de lançamento do iPhone 6S por aqui.
A queda no valor do aparelho acabou animando os consumidores: a loja oficial da marca em São Paulo, no Shopping Morumbi, na zona sul da capital paulista teve uma longa fila de clientes em busca do aparelho desde as 7 horas da manhã - a venda no local começou apenas três horas depois, quando o shopping foi aberto. No ano passado, havia apenas uma pessoa esperando para comprar o iPhone 6S quando a loja se abriu.
Os iPhone 7 e 7 Plus podem ser encontrados tanto em redes varejistas como em sites de comércio eletrônico: os preços vão de R$ 3,5 mil a R$ 4,9 mil (na versão com 256 GB de armazenamento para o iPhone 7 Plus). No mercado brasileiro, o iPhone 7 será vendido em cinco cores: preto, preto brilhante, prata, ouro e rosa dourado.
Outro aparelho que começou a ser vendido no país nessa sexta-feira, 11, é a segunda edição do relógio inteligente Apple Watch - também chamado de Apple Watch 2. Com GPS integrado ao relógio, o aparelho chega ao mercado nacional por preços a partir de R$ 3 mil.
Nova versão
O iPhone 7 apresentou poucas mudanças em relação ao modelo anterior. O aparelho se tornou resistente à água e à poeira em sua nova versão, tecnologia já disseminada entre os concorrentes, como a Samsung e Lenovo. Outra novidade foi o processador, que promete tornar o smartphone mais rápido e com menor consumo de bateria. A câmera ganhou novo sensor e conjunto de lentes, mas manteve a resolução em 12 megapixels - a mesma desde 2014.
A mudança mais radical, entretanto, foi o fim da tradicional entrada para fones de ouvido, o que causou revolta entre os usuários. Quem comprar o iPhone 7 terá de usar apenas fones com fios ou modelos que se conectam via Bluetooth da própria marca. No evento, a empresa anunciou um novo fone de ouvido sem fio, chamado AirPods. “Tivemos coragem de mudar para algo mais moderno”, justificou o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, no evento. “Nossa visão é de que o futuro será sem fio.”