Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Funcionalidade

Sete dúvidas comuns de quem tem smartphone

 | Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
(Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo)

A popularização dos smartphones facilitou a vida de muita gente, com um sem número de aplicativos que ajudam no dia a dia. No entanto, o aumento no número de funcionalidades também acarreta em uma maior frequência de dúvidas. Confira quais são os sete problemas mais comuns que os usuários enfrentam com seus celulares:

Problemas e soluções tecnológicas

Bateria sem vícios

Uma dúvida que perdura todas as gerações de celulares é sobre a vida útil da bateria. Antigamente, era necessário esperar o celular descarregar totalmente para então plugá-lo na tomada, sob risco de viciar a bateria. "Hoje isso mudou. As baterias agora são de íon de lítio, que não vicia", afirma o consultor em Telecom da ExpGTech, Felipe Lorenzi. Segundo o expert, o ideal é deixar a bateria descarregar por completo uma vez por mês apenas e nunca deixar o celular muito tempo ligado na tomada depois que a carga estiver completa.

3G para o GPS?

"Muitos usuários não entendem como o GPS funciona, se é preciso estar conectado à internet e se pagam por esse serviço", explica o consultor em Telecom da ExpGTech, Felipe Lorenzi. O especialista explica que hoje são poucos os celulares que contam com o serviço integrado. Portanto, na maioria dos casos, é preciso contar com uma conexão 3G para que a funcionalidade opere. A recomendação é utilizar o próprio Google Maps, que é um aplicativo gratuito e com atualizações mais frequentes.

Facebook sem atualização

A integração dos aparelhos com as redes sociais é bastante simples, mas algumas funções básicas ainda não são possíveis. Em boa parte dos celulares, por exemplo, não é possível atualizar a foto de perfil do Facebook diretamente do celular. É preciso enviar a imagem para um dos álbuns do usuário para então configurá-la como foto de perfil. Já aparelhos com sistema operacional RIM, Windows Mobile e Simbian não permitem fazer atualização e nem postagem de fotos.

Chamada de vídeo

De acordo com o gerente do Guru Tecnológico da Vivo, Jean Rodrigo de Oliveira, uma das principais reclamações dos clientes é não conseguir efetivar uma chamada de vídeo. O problema é que, para que seja possível realizar a chamada, os dois devem estar numa área com cobertura 3G ou 4G e ambos devem ter essa função no aparelho. O ideal é baixar aplicativos específicos para esta função, como Skype e Tango, por exemplo.

Aparelho sem memória

Aplicativos, fotos e vídeos ocupam espaço na memória do celular, que não é infinita. O ideal é passar boa parte dos arquivos para o computador periodicamente. Uma limpa nos aplicativos ociosos também é recomendável.

Erro na mensagem multimídia

A troca de fotos e vídeos entre os smartphones é muito frequente, mas alguns celulares acusam erros na hora de enviar uma SMS multimídia para algum contato. Às vezes é preciso configurar no próprio celular a configuração e habilitar o envio de MMS. No entanto, alguns celulares não conseguem receber as imagens – neste caso, o contato recebe um link para acessar a foto na internet.

Migração de agenda

Muitas pessoas resistem à troca de aparelho para não perder as centenas de contatos na agenda do celular. A primeira recomendação é salvá-los no chip sempre que possível. Hoje também é possível fazer um backup da lista de contatos e recuperá-la caso o celular seja trocado ou roubado. "Nas lojas, os técnicos conseguem, na maioria das vezes, gerenciar os arquivos e fazer as transferências, mas isso pode demorar algumas horas", afirma o gerente do Guru Tecnológico da Vivo, Jean Rodrigo de Oliveira. Ele explica que a dúvida é a mais frequente de todas entre aqueles que procuram o serviço de ajuda da operadora.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.