Parte brasileira o Caminho de Santiago de Compostela? Sim, há dois anos foi oficializado o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela em Florianópolis, Santa Catarina, e grupos de caminhadas realizam constantemente o trajeto, que passa por diversas praias do estado. No feriado de 7 de setembro uma caminhada guiada vai fazer parte da programação.
Mas quem não puder estar às 8 h deste e sábado (7), em frente à Igreja de Guadalupe de Canasvieiras, em Florianópolis, pode se planejar para outras duas datas até o fim do ano, dia 5 de outubro e dia 16 de novembro. Não precisa inscrição prévia e a participação é gratuita.
O trecho com 21 quilômetros está localizado no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses), e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses.
O percurso é oficialmente integrado ao trajeto histórico de La Coruña a Santiago de Compostela na Espanha, totalizando os 100 quilômetros exigidos para se obter o certificado de peregrinação.
Para realizar o trecho brasileiro do Caminho, recomenda-se o uso de botas de trilha, de bastões, repelente de mosquitos, filtro solar e de uma pequena mochila para levar apenas o essencial, principalmente água e lanche.
A maior parte do trecho não oferece dificuldade, com exceção feita às passagens das praias da Lagoinha para a Brava e da Brava para Ingleses. O tempo estimado é de cinco a seis horas de caminhada.
Como começou
A iniciativa de marcar a trilha do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela partiu da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, formado por um grupo de pessoas que havia trilhado o Caminho de Santiago de Compostela.
A intenção era compartilhar os conhecimentos, efetuar caminhadas de preparação, bem como divulgar o Caminho de Santiago de Compostela. Aos poucos o grupo cresceu e se organizou numa pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, em forma de associação.
Um ano depois já obteve registro junto à Xunta da Galícia, na Espanha, e passou a fornecer a Credencial do Peregrino e orientar as pessoas que pretendem percorrer o Caminho de Santiago. A associação promove caminhadas periódicas no trajeto, em Santa Catarina.
Caminho de Santiago de Compostela
Percorrido pela fé, para pagar promessas ou pela própria peregrinação há 12 séculos, o Caminho de Santiago de Compostela fica na Espanha e é composto de diversos percursos que chegam até a cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, para venerar as relíquias do apóstolo São Tiago Maior.
Para ganhar a Compostela é preciso completar pelo menos 100 km (a pé) ou 200 km (de bicicleta/a cavalo), mas os caminhos mais longos chegam a até 800 km de distância.
Caminho em Florianópolis não é exclusivo.
O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis, não é exclusivo. Há outros trajetos igualmente reconhecidos, como o Caminho da Luz (de 200 km, em Minas Gerais) e o Caminho da Fé, que tem diversas rotas que chegam ao Santuário de Aparecida (SP).
O que explica o rombo histórico das estatais no governo Lula
Governo Lula corre para tentar aprovar mercado de carbono antes da COP-29
Sleeping Giants e Felipe Neto beneficiados por dinheiro americano; assista ao Sem Rodeios
Flávio Dino manda retirar livros jurídicos de circulação por conteúdo homofóbico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião