![Campos do Quiriri: um paraíso acessível poucos dias por ano e não para todo mundo São 30 cumes que podem ser acessados a partir de Campo Alegre, em Santa Catarina.](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/09/16162424/CAMPOS-QUIRIRI-960x540.jpg)
Se você gosta de montanhas, caminhadas ao ar livre, aventura e se afeiçoa rapidamente a belas paisagens precisa conhecer o Campos do Quiriri, um conjunto de 30 cumes cuja altura varia entre 1,3 mil e 1,6 mil metros e proporciona uma vista única. Lá do alto é possível ver, além do mar, cidades como Joinville, a Serra da Dona Francisca, Garuva, Itapuá e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O problema é chegar até lá.
![O conjunto de 30 cumes formam os Campos do Quiriri, que proporcionam uma vista única ao longo do trajeto. Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação O conjunto de 30 cumes formam os Campos do Quiriri, que proporcionam uma vista única ao longo do trajeto. Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/09/16162110/CAMPOS-QUIRIRI5.jpg)
Como as fazendas dos Campos do Alto do Quiriri estão em propriedades particulares, é preciso reservar a visita com antecedência, de preferência com guias. Além disso, apenas veículos de tração integral (4×4) ou trilhas de elevado grau de dificuldade conseguem chegar aos principais acessos das trilhas que levam aos cumes.
![As trilhas são moderadas para chegar ao cume, mas é preciso disposição. Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação As trilhas são moderadas para chegar ao cume, mas é preciso disposição. Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/09/16161758/CAMPOS-QUIRIRI2.jpg)
O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, que compreende os municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville. É possível contratar guiar para entrar no local, mas também alugar uma casa por lá para passar mais tempo apreciando a vista da região
![Como os Campos do Quiriri ficam em uma propriedade particular, é preciso autorização para acessá-los. Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação Como os Campos do Quiriri ficam em uma propriedade particular, é preciso autorização para acessá-los. Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/09/16161953/CAMPOS-QUIRIRI4.jpg)
O acesso ao topo das montanhas fica distante 56 km do centro da cidade de Campo Alegre, por estrada não pavimentada. Porém, dá para acessar os Campos do Quiriri por vários trajetos, além de Campo Alegre. Por Tijucas do Sul, por exemplo, são 80 km de asfalto, 35 km de estrada e 6 km de trilha moderada para quem se aventurar na subida.
![O caminho reserva belas surpresas . Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação O caminho reserva belas surpresas . Foto: Turismo Campo Alegre/divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/09/16161857/CAMPOS-QUIRIRI3.jpg)
Quem quiser visitar deve pedir autorização com antecedência pelo e-mail tainara.leal@hacasa.com.br ou pelo telefone (47) 3632-8185.
Alguns grupos também promovem travessia em grupo pelos Campos dos Quiriri. O Brasil Montanhismo está preparando uma caminhada de 28 quilômetros passando pelo local, nos próximos dias 28 e 29 de setembro. O passeio de dois dias Campos do Quiriri X Monte Crista, com saída de Joinville, transporte até o morro, taxa de acesso aos cumes, autorização, guia e seguro, custa R$ 160 por pessoa. A atividade está aprovada pelos proprietários do local. Informações pelo telefone (47) 999639862
Mais informações sobre o local podem ser solicitadas pelo e-mail turismo@campoalegre.sc.gov.br e também pelo telefone: (47) 3145-1919
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião