Tudo o que você sempre quis saber sobre Paris, mas tinha vergonha de perguntar pode ser questionado para a empresa “Paris do meu jeito”. Criada por dois jornalistas brasileiros, a empresa não é uma agência de viagens, mas aposta em um nicho que está muito em alta atualmente: o turismo personalizado.
Tanto quem já conhece o país e quer fazer uma visita por pontos menos turísticos como quem vai pela primeira vez para França pode contratar os serviços da empresa, que faz um roteiro exclusivo, baseado nos objetivos dos turistas.
Assim, eles recebem desde famílias e pessoas que viajam sozinhos para um tour pela cidade até pessoas que estão comemorando uma data especial, como 15 anos ou casamento, para que a ocasião fique registrada pelas lentes dos jornalistas.
Leandro Donatti, sócio da empresa ao lado de Luis Otávio Dias, conta que a proposta é fazer com que o turista vivencie a cidade como um morador local. A experiência começa pelo meio de transporte, já que todos os roteiros são feitos a pé, de ônibus ou metrô.
“A gente explica tudo: desde como comprar uma baguete até como escapar dos golpes mais comuns em Paris”, conta Leandro. Os sócios criaram a empresa há um ano, três depois de estarem morando na cidade.
No início, eles criaram apenas a hashtag “Paris do meu jeito”, com o objetivo de compartilhar as fotografias dos passeios que faziam. Com tantas perguntas sobre os locais, decidiram transformar o lazer em negócio.
A empresa oferece ensaios fotográficos, passeios, viagens acompanhadas, roteiros sob encomenda e dicas de viagem para brasileiros com roteiros completamente personalizados que custam entre 65 e 200 euros.
Dentre os serviços propostos, o mais requisitado é o ensaio fotográfico. Com duração de uma a duas horas e meia, o preço varia entre 200 e 350 euros, de acordo com o número de monumentos escolhidos para fotografar.
Já as viagens acompanhadas para cidades próximas à Paris são cobradas por diárias que custam entre 120 e 150 euros. Nestes casos, a dupla chega a passar nove horas com os turistas, entre passeios diversos com foco no interesse do cliente — como compras ou monumentos históricos — e sessões de fotos, cobradas à parte.
Para trazer um conteúdo diferenciado, os sócios contam com a formação em jornalismo para apurar informações que vão além de explicações históricas sobre os monumentos.
Eles participam de conferências de imprensa e assim pegam informações em primeira mão sobre exposições e eventos que acontecem na cidade — algo que geralmente passa batido aos guias de turismo e também aos viajantes, que muitas vezes não sabem onde obter este tipo de informação.
Eles também oferecem assessoria completa para qualquer questão de âmbito turístico no território francês: se o cliente precisar de auxílio para comprar a entrada de um museu ou fazer um tour por um bairro específico da cidade, pode contar com o suporte da empresa, por exemplo. "A gente quer mostrar que a pessoa pode fazer tudo sozinha, mas se quiser companhia, pode contar com a gente”, pontua Leandro.
Serviço: Paris do Meu Jeito contatos pelo Whatsapp: 33 768912902 ou e-mail parisdomeujeito@gmail.com.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast