A menos de 500 km de Curitiba e distante cerca de uma hora de carro de Balneário Camboriú, a cidade de Botuverá, em Santa Catarina, abriga a maior gruta do Sul do Brasil e uma das maiores de toda a América Latina. A Gruta de Botuverá impressiona pela beleza e imponência.
Caminhando pela sua extensão de pouco mais de 1 quilômetro estão salões de até 20 metros de altura cobertos por esculturas naturais que há 65 milhões de anos têm sido continuamente formadas através da ação da água e do tempo.
A localização exata das Grutas de Botuverá é na localidade de Ourinho, a 15 km do Centro de Botuverá. No passeio pela gruta é possível ver vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e nos salões. A cavidade foi formada pela dissolução de rochas carboníferas do período Pré-cambriano.
Os salões concentram a maior parte das galerias. Além das formas que dão origem aos nomes dos salões, compõem o cenário pisos e paredes moldados pelo tempo que formam uma paisagem que fascina os visitantes.
O acesso à gruta é feito por uma única entrada e, para preservar o local, apenas algumas partes da caverna são abertas à visitação. O passeio guiado dura 45 minutos por até 220 m da caverna é suficiente para ver a imponência das esculturas naturais. O local tem iluminação artificial, o que facilita acesso e a observação das formações rochosas. O caminho também não apresenta muita dificuldade e pode ser acessado por pessoas de todas as idades.
Parque Municipal das Grutas de Botuverá
A gruta fica no Parque Municipal das Grutas de Botuverá. O parque dá acesso à Caverna de Botuverá e tem infraestrutura adequada para receber turistas, com churrasqueiras, praça de alimentação e estacionamento para carros e ônibus, além de trilha pela mata que leva até uma queda-d’água.
A visita à Caverna de Botuverá é monitorada por guias e obedece a rígidos padrões de segurança.
Quanto custa e como chegar
No outono e inverno, a gruta pode ser visitada de terça a domingo, das 8h às 16h. Já na primavera e verão, as visitas se estendem até às 17h, também de terça a domingo.
O valor da entrada é R$ 25. Estudantes com apresentação de carteirinha pagam meia-entrada, assim como crianças até 12 anos e pessoas acimas de 60 anos.
Para entrar na gruta é preciso alugar um calçado especial, por R$ 5.
O Parque Municipal das Grutas de Botuverá fica na Estrada Geral de Ourinhos, s/n, a 15 km do Centro de Botuverá, com acesso por estrada de terra, em Ourinhos. Informações pelo telefone: (47) 3359-1100
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Vácuo de poder deixa Síria entre risco de Estado terrorista e remota expectativa de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast