Quem gosta de aventura e adrenalina precisa conhecer a maior tirolesa do Brasil. Em pouco mais de um minuto, a Tirolesa de Pedra Bela, na região de Bragança Paulista, chega atingir 100 km por hora em uma altitude de 1,9 mil metros. Não dá para ter medo de altura, mas se tiver mais de 3 anos já é possível encarar o desafio.
Implantada pela prefeitura da cidade em 2008, a tirolesa é administrada por uma empresa privada. É a principal atração da cidade de 6 mil habitantes e que fica a pouco mais de uma hora da capital paulista.
Não é possível comprar os ingressos com antecedência, mas o administrador da Tirolesa Pedra Bela Messias Paula da Costa, conta que é muito difícil que os turistas não consigam descer por conta do movimento. Os ingressos são vendidos por ordem de chegada
Basta chegar no portal da cidade e comprar as entradas, que custam R$ 50. Já no local, os turistas recebem todo o equipamento necessário e sobrem em uma van para embarcar até o ponto de partida da tirolesa. Chegando no alto do morro da cidade – uma altitude de quase 2 mil metros, a equipe confere mais uma vez o equipamento de segurança e prepara o turista para a descida.
Antes, porém, é preciso subir uma escada de 314 degraus. “Não há riscos e nós garantimos toda a segurança”, ressalta Messias enfatizando que nunca houve acidentes no local. Não há contraindicações, mas quem tem menos de 40 quilos precisa descer em dupla.
Como funciona
A tirolesa é uma atividade esportiva que se originou na Áustria, mas não como esportes radicais. O método era utilizado para transportar cargas e animais antes que os humanos resolvessem se aventurar montanhas abaixo. Trata-se de um cabo de aço ancorado entre dois pontos. O deslocamento acontece em roldanas conectadas por mosquetões e cadeiras de alpinismo.
Quem conseguir abrir os olhos durante o trajeto, pode apreciar as belas paisagens vistas do alto. A Tirolesa Pedra Bela sai do seu ponto inicial, no alto da Pedra do Santuári, e termina no Portal da Cidade, com uma extensão de 2 quilômetros em cabo único.
O maior movimento acontece no verão, mas a tirolesa fica aberta todos os meses do ano, sempre aos sábados, domingos e feriados. Quem vai fazer a aventura em grupo ou quer curtir a experiência mais de uma vez, há uma promoção em que o 11º. ingresso é grátis.
Messias conta que nos dias de maior movimento, chega a atender 150 pessoas. Os ingressos são vendidos por ordem de chegada, até às 17h. Quem quiser conhecer um pouco mais da cidade, pode se hospedar nas pousadas da região e também se aventurar nos passeios até as duas cachoeiras da cidade: A Cachoeira da Boca da Mata e a Cachoeira do Tamanduá.
Veja o vídeo da descida:
Como chegar
Mais informações no site oficial da Tirolesa Pedra Bela.
Aberto: sábados, domingos e feriados, a partir das 9 às 17h.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast