Se você estiver caminhando dentro de uma área preservada da Mata Atlântica e notar um símbolo de uma pegada amarela no chão, saiba que isso quer dizer que a área está integrada ao maior corredor de paisagens naturais do Brasil. A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, também chamada de “Rede Trilhas” nasceu em uma portaria assinada ainda no ano passado para ligar o país inteiro por um grande percurso que pode ser feita a pé ou de bicicleta.
Composta por trilhas que ligam o país de norte a sul, a “Rede Trilhas”pretende incentivar o turismo de aventura e dar mais visibilidade do turismo de natureza no Brasil. Procurada pela reportagem, a assessoria do Ministério do Turismo encaminhou as informações já publicadas sobre a rede, mas ainda não informou se a trilha vai ganhar aporte financeiro e como será feita a preservação ou segurança nos caminhos.
Por enquanto, é oficial que as trilhas serão identificadas com o símbolo do projeto e poderão ser percorridas a pé, de bicicleta ou com qualquer veículo não motorizado. De acordo com informações do Ministério do Turismo, pelo menos 1,9 mil quilômetros já estão prontos. A meta é estruturar 18 mil quilômetros em 20 anos, com estimativa de movimentar 2 milhões de pessoas por ano.
Percurso
Entre as trilhas já sinalizadas, estão o Caminho da Serra do Mar e a Transcarioca, ambas no Rio de Janeiro, a Transespinhaço, em Minas Gerais,a Rota Darwin, entre o Rio de Janeiro e Pernambuco e o Caminho das Araucárias, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que integram o corredor Litorâneo e ainda o Caminho de Cora Coralina, em Goiás e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes, no Acre e a Transmantiqueira, que passa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Essas trilhas estão sendo percorridas pelos primeiros grupos de aventureiros e exploradores para que seja feita uma demarcação, como já foi feita em Minas Gerais, na Trilha Transespinhaço. Todas as rotas do caminho integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).
Inspiração internacional
O sistema brasileiro de trilhas de longo curso foi inspirado nas experiências internacionais em grandes trilhas nacionais compostas por trilhas regionais menores, uma acabando onde começa a outra. "Assim, cada uma pode ser percorrida em espaços de tempo variados, encaixando-se em diferentes períodos de férias – uma semana, duas semanas ou até um mês", informa o Ministério do Turismo.
Uma das rotas de inspiração da "Rede Trilhas" é o Appalachian Trail (Trilha dos Apalaches), trilha norte-americana que percorre 14 estados da costa leste dos EUA. O roteiro americano levou cerca de 40 anos para ser criado através de reservas da Geórgia, ao sul, até o Maine, na fronteira com o Canadá.
Caminhos da Mata Atlântica
Projeto semelhante ao "Rede Trilhas" está em andamento no Brasil, mas sem prazo de conclusão. O Caminho da Mata Atlântica (CMA) começou a ser desenvolvido em 2012 e ganhou força há dois anos, quando um comitê foi criado para tirar o projeto do papel e ampla divulgação foi realizada.
A trilha proposta tem mais de 3 mil quilômetros de extensão, com trechos que ligam o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro através da Serra do Mar, conectando parques públicos e áreas particulares de cinco estados do país.
O objetivo é formar uma trilha através da Mata Atlântica preservada, desde o Parque Nacional dos Aparados da Serra, no norte do Rio Grande do Sul, até o Parque Estadual do Desengano, na região norte do Rio de Janeiro.
Até o ano passado a iniciativa ainda estava em discussão e o site do projeto ainda está no ar, no entanto, não há telefone de contato e ninguém retornou os e-mails enviados para o único contato do site. O Ministério do Turismo também não informou se vai firmar parceria com o projeto particular.
Para quem quer se aventurar nas trilhas já demarcadas, a dica dos especialistas é sempre se informar das condições de segurança do local, estar preparado para longas caminhadas e saber se existe um número de contato dos órgãos responsáveis pela área, tanto para informar imprevistos quanto para denunciar crimes ambientais.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast