Uma parceria entre a CVC, maior operadora de viagens do país, e a plataforma de vendas de passagens rodoviárias online ClickBus quer incrementar o turismo rodoviário no país. A ideia é fazer dobradinhas entre malhas aéreas e terrestres e também oferecer ônibus exclusivos para saídas de cruzeiros, nos portos do país em que a CVC opera, por exemplo.
“Estamos preparados para receber os turistas na rodoviária da mesma forma como recebemos nos aeroportos. Isso dá mais confiança e segurança ao passageiro”, garante o master franqueado da CVC em Curitiba Ricardo Luz. Ele cita como exemplo o deslocamento entre trechos pequenos no Nordeste, como Natal e Fortaleza, quando a oferta de voos é pequena.
“Com a parceria, o turista vai poder ir a uma das capitais de avião e se deslocar entre elas de ônibus, com conforto, porque os ônibus são ótima qualidade”, garante sobre a possível resistência das condições dos veículos do Brasil. Para ele, essa qualidade mudou e a frota oferece bastante conforto.
Os serviços das frotas parceiras contam com wi-fi gratuito, serviço de bordo, despacho de bagagem e marcação de assento gratuitos e guia de turismo, que acompanha o grupo durante a viagem.
Economia e roteiros customizados
Para ele, a parceria também dá oportunidade de fazer turismo mais barato pelo Brasil. “Estamos focando no público da terceira idade, que não gosta de avião e prefere o ônibus”, explica. Além disso, a parceria quer aumentar a oferta dos pacotes e driblar a falta de voos disponíveis para diversos destinos. “A Gol está com 70% das suas passagens vendidas até março. A oferta de ônibus pode suprir a necessidade dos passageiros que querem viajar e não encontram passagens”, diz.
Para acelerar sua participação no segmento, a CVC passa a oferecer um novo Gateway Rodoviário (Rodofácil), comercializando bilhetes avulsos de mais de 140 companhias que operam quase 5 mil trechos rodoviários pelo Brasil em roteiros customizados.
Atualmente, as viagens rodoviárias correspondem a cerca de 7% do fluxo anual de vendas da unidade de negócio CVC por meio de roteiros organizados e operados pela própria agência e, apesar da pouca representatividade, a procura por esse tipo de viagem saltou 49% nas lojas da operadora entre janeiro e junho deste ano.
Ao comercializar trechos rodoviários, a CVC amplia a oferta de opções "monte a sua viagem", que atualmente já correspondem a 90% das vendas da operadora, já que o consumidor consegue customizar o roteiro adicionando serviços como seguro, hospedagem e passeios.
Cobertura
Segundo levantamento da ClickBus, a malha rodoviária existente atualmente no Brasil cobre cerca de 80% do território nacional e, por ano, vende cerca de 160 milhões de passagens, em rotas operadas por mais de 130 empresas, chegando a mais de 4 mil destinos do Brasil.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast