• Carregando...

Participaram da consulta pública realizada pela prefeitura 12.737 curitibanos (3.257 nas reuniões nas Ruas da Cidadania e 9.480 pela internet). Embora eles representem apenas 0,75% dos 1,7 milhão de moradores da cidade, o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, considera que a consulta obteve uma boa amostra estatística da população. Além disso, pondera o secretário, muitas pessoas que participaram das reuniões eram líderes comunitários, que representavam uma parcela bem maior de curitibanos.

"O importante é que nós iniciamos esse processo para ouvir a população", diz Sebastiani. Segundo ele, para o ano que vem a prefeitura já estuda ofertar novas formas de consulta aos curitibanos para elaborar o orçamento. O secretário afirma que uma das idéias é distribuir os formulários que estavam à disposição nas Ruas da Cidadania em outros pontos da cidade.

O vereador André Passos, líder do PT na Câmara Municipal, participou de uma das reuniões e afirma que o ideal seria que, nas consultas, a população pudesse ter algum poder para decidir sobre investimentos específicos na cidade. Para ele, a consulta dá apenas uma noção genérica do que a população quer (saúde, segurança, educação), sem indicar projetos específicos em cada uma das áreas prioritárias. "Ainda está muito longe de um orçamento participativo", diz Passos. (FM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]