Empresários do Centro Histórico se uniram com o objetivo de atrair mais público para a região| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Ação

Nova mobilização de empresários beneficia toda a região

Esta não é a primeira vez que empresários do Centro Histórico de Curitiba se mobilizam. No ano passado, ele organizaram o Centro Histórico Divertido, no Dia das Crianças; e o Natal do Centro Histórico. As ações só ganharam corpo depois que os comerciantes formaram uma associação, com apoio do Sebrae. Hoje o grupo tem 14 associados.

Com um estabelecimento comercial há 30 anos na região, Suiane Cardoso avalia que a medida foi essencial para obter melhores resultados em suas ações. "Passamos a ser mais ouvidos em reivindicações que fazemos. Também há mais pessoas circulando pelo Centro Histórico, frequentadores que vieram primeiro nesses eventos, gostaram e voltaram depois", observa.

A consultora do Sebrae, Walderes Bello, acompanha a trajetória da Rede Empresarial do Centro Histórico. E também afirma que a cooperação entre os empreendedores os fortalece na busca por soluções coletivas, sejam as relacionadas à revitalização da área ou à segurança do entorno. "O ganho é para a toda a região", assinala.

CARREGANDO :)

Programe-se

I Festival de Inverno do Centro Histórico

Quando: de 9 a 13 de julho.Onde: Largo da Ordem – Rua Riachuelo até região do Sesc Paço da Liberdade.Confira a programação completa: www.centrohistoricodecuritiba.com.br.

Se depender de um grupo de empresários, o frio do inverno curitibano não vai ser motivo para que turistas e famílias curitibanas deixem a diversão de lado. A partir desta terça-feira ocorre o I Festival de Inverno do Centro Histórico, organizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico. O evento seguirá até o próximo dia 13, mobilizando desde a região do Largo da Ordem até a Rua Riachuelo e o Sesc Paço da Liberdade.

Publicidade

Hoje, uma Feira Gas­tro­nômica embalada por shows musicais marcará a abertura do festival, às 18 horas, no calçadão do Largo da Ordem. Dez restaurantes, bares e cafés da região criaram quitutes e pratos quentes especialmente para o evento e os venderão a R$ 12 cada um. Estão no cardápio feijoada alemã, caldinho de feijão, quirera lapiana, risoto de pinhão e outros pratos.

O presidente da Rede Em­presarial, Fernando Ferreira Portella, explica que, de quarta-feira em diante, os pratos serão comercializados no interior dos estabelecimentos e vão dividir espaço com uma intensa programação cultural. Todos os dias, por exemplo, o Solar do Rosário contará com uma apresentação de música clássica na sacada, às 12h30. "Depois da abertura, cada um dos restaurantes e bares oferecerá diferentes atrações artísticas, como dança folclórica, moda de viola e música clássica", comenta.

O festival oferece ainda colônias de férias para crianças, exposições, oficinas e palestras sobre gastronomia encabeçadas pelo Senac.

Futuro

A expectativa, assinala Portella, é que a iniciativa se consolide no calendário oficial de eventos de Curitiba e possa se tornar referência no país. "Éramos uma cidade de inverno sem um festival assim. Acreditamos em atrativos de qualidade e vamos fazer o melhor possível", pontua o representante.

Publicidade

Atrair novos frequentadores para o Centro Histórico também está nos planos dos organizadores. O evento tem ainda o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), do Sistema Fecomércio e da prefeitura.