A estiagem já colocou 107 municípios gaúchos em situação de emergência, segundo boletim divulgado ontem pela Defesa Civil. O número de pessoas afetadas no estado chega a 460.714. Outras 35 cidades enviaram notificação preliminar de desastre, informando sobre os problemas enfrentados pela falta de chuva.

CARREGANDO :)

Entre os municípios abastecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento sete estão em estado crítico, apesar de não estar interrompido o fornecimento de água para consumo humano.

Além do Rio Grande do Sul, a estiagem atinge também Santa Catarina e o Pa­­raná. A escassez de chuvas já preocupa os governos estaduais e deverá afetar a produção agrícola local. Até o momento, 63 municípios catarinenses decretaram situação de emergência.

Publicidade

No Paraná, nenhuma cidade está oficialmente em estado de emergência, mas a Defesa Civil contabiliza nove municípios com problemas pela falta de chuvas: Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pran­­chita, Rio Bonito do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste.