• Carregando...
 |
| Foto:

Cento e dez municípios paranaenses já tiveram, neste ano, casos confirmados de pessoas contaminadas pela Gripe A (causada pelo vírus H1N1). É o que aponta o boletim semanal divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. O balanço mostra ainda que, em uma semana, surgiram 207 novos casos no Paraná: um avanço de 54% em relação ao número de contágios registrados na semana passada.

No total, o Paraná contabiliza 588 pessoas confirmadas com a Gripe A e 14 mortes registradas em decorrência da doença – o número de óbitos permanece o mesmo da semana passada. Curitiba aparece no topo da lista, com 112 pessoas contaminadas. Em seguida, estão Ponta Grossa (48), Pato Branco (46) e Foz do Iguaçu (44). A faixa etária entre 20 e 49 anos concentra 240 casos e nove mortes.

"O vírus da gripe está circulante em todo o país, por isso é necessário estar atento a seus sintomas e buscar atendimento médico caso haja suspeita da doença. Nosso principal objetivo é evitar mortes. Quanto mais rápido for o diagnóstico, menores as chances de agravamento da doença", explicou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

O tratamento contra a Gripe A está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é eficaz principalmente se ministrado nas primeiras 48 horas após os primeiros sintomas. O médico pode receitar o medicamento Oseltamivir (Tamiflu) mesmo sem a confirmação laboratorial da doença. O medicamento é indicado para tratar os tipos de Influenza mais circulantes no país.

"Já distribuímos 112 mil tratamentos para todos os municípios do estado e temos um estoque de 130 mil", disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Ontem, a Comissão Es­­tadual de Infectologia apresentou um documento que será enviado ao Ministério da Saúde, reforçando a necessidade de a Região Sul ser priorizada nas ações de enfrentamento da Gripe A.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]