Manifestantes estão se reunindo por meio das redes sociais para "ocupar" as ruas de todo o mundo nesta sexta-feira, dia 11/11/11. O movimento, chamado "11.11.11 Ocupe as ruas. Ocupe o mundo", será realizado também em Curitiba, mas com um foco específico: a paz.
O encontro está marcado para as 17h30, em frente à Praça Santos Andrade, e já tem mais de 400 pessoas confirmadas pela página do Facebook.
Em outras cidades do mundo, o movimento está marcado para às 11h11, com mensagens pela democracia, consumo responsável, contra a concentração do poder e por uma revolução mundial pacífica. No site ManifestoBr, um texto sobre o evento diz que "as manifestações ocorrerão no mundo todo, em apoio aos cidadãos de todos os países que já começaram a se levantar contra a hegemonia de uma minoria em detrimento da maioria". E na página mundial do movimento, no Facebook, há mais de 30 mil pessoas confirmadas.
Segundo Andre Mendes, integrante do grupo Guerreiros da Paz, organizador do evento em Curitiba, o evento em Curitiba será às 17h30 e não às 11h11 para que um número maior de pessoas possa participar do encontro. "Seria difícil para os organizadores e para grande parte das pessoas estarem na praça pela manhã. Por isso marcamos às 17h30", explicou.
Paz e flores na Praça Santos Andrade
Mendes disse que o objetivo é unir a população pela paz, não para uma passeata. "Queremos juntar pessoas com a mesma ideia de pacificação, do que a gente quer construir para o mundo", diz ele, que também fez parte de outras manifestações, como o Fora Derosso, junto com outros grupos.
A ideia da organização é de que o evento da capital paranaense seja diferente dos demais. "Não será um protesto contra alguma coisa ou para ocupar um espaço. Será um encontro para divulgar a paz e o amor", afirmou Mendes.
Os organizadores do evento pedem que as pessoas levem flores brancas e que as distribuam para quem passar pela Praça Santos Andrade. "Quem não gosta de receber flores? Queremos trocar uma flor por um sorriso", disse Mendes. A cor branca simboliza a paz.
Orações serão feitas na praça para emanar boas vibrações para todo planeta - especialmente para as pessoas que participaram do evento em outras cidades do país e do mundo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião