O desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil contará com a participação de 11,5 mil pessoas na sexta-feira (7) em Curitiba. O início do evento está previsto para as 9h30, no Centro Cívico da capital. Serão montadas arquibancadas com 300 lugares e a Avenida Cândido de Abreu terá ainda um espaço de observação para mais de 20 mil pessoas em pé. O governador Roberto Requião e o comandante da Artilharia Quinta Divisão de Exército, Emir Benedetti, participam da solenidade que será aberta com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria. Os 57 músicos da Banda de Música da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército farão a abertura do desfile militar. O coordenador geral do desfile, coronel Ernani Lunardi Filho, diz que este ano a cerimônia terá novidades. A patrulha escolar comunitária abrirá o desfile junto com a Liga de Defesa Nacional. Os bombeiros comunitários participarão pela primeira vez e para mostrar o material usado pelo exército, será levado para a rua o M60, um carro de combate de 54 toneladas.
O desfile contará ainda com unidades da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná e da Guarda Municipal de Curitiba. Representantes da Legião Paranaense do Expedicionário, entidade que congrega os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira residentes no Paraná, a Academia Militar das Agulhas Negras, a Associação dos ex-alunos do Colégio Militar de Curitiba e o Colégio Militar de Curitiba também participarão do desfile.
A comemoração terá também a participação de quatro escolas da rede municipal de ensino, 42 da rede pública estadual, além de 11 entidades civis. A solenidade será encerrada com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria.
A infra-estrutura disponibilizada para o desfile contará com três ambulâncias, banheiros químicos e pontos de distribuição de água. A população terá acesso ainda a atividades recreativas, oficinas de artesanato, exames de saúde e atividades culturais promovidas pelo governo do estado no programa Paraná em Ação. O atendimento começa a partir de quinta-feira (6) e vai até o domingo (9) com expectativa de participação de 100 mil pessoas.
Trânsito
O motorista deve ficar atento às mudanças no trânsito na sexta-feira das 7 horas até as 13 horas. O tráfego de veículos será bloqueado da Rua Ernani Santiago de Oliveira (rotatória da prefeitura) até a Inácio Lustosa. Haverá bloqueio também nas Ruas Marechal Hermes, Eurípedes Garcez do Nascimento, São Sebastião e Alberto Foloni, onde acontecerá a concentração. Não há como cruzar as ruas do desfile. O motorista terá de usar as ruas transversais e contornar este trajeto.
Programação religiosa
As homenagens à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, começam na quarta-feira (5). O padre Gilson de Camargo celebrada missa às 12h na Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, até sexta-feira (7). No sábado (8), dia da padroeira, a missa solene será celebrada às 10 horas por Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano e contará com a participação de Dom João Alves dos Santos, bispo de Paranaguá. Às 18 horas haverá missa presidida pelo cônego Pedro Vilson e a coroação de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora