A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU) divulgou, nesta quarta-feira (16), que 143 presos que ganharam liberdade temporária nas festividades de Natal e Ano Novo não retornaram aos estabelecimentos penais no prazo determinado e são considerados foragidos da Justiça.
Em números totais, 2.346 dos 2.489 presos do regime semiaberto retornaram às prisões, o que representa 5,3% de evasão. Em 2011, 127 dos 2.429 presos que ganharam liberdade temporária não retornam às unidades penais (5,2% de evasão).
Os detentos liberados temporariamente pela Justiça provêm de 13 Unidades Penais do Paraná. Os dias de liberdade variaram de três a doze dias, dependendo da situação de cada preso, e iniciaram entre os dias 17 e 31 de dezembro. Os detentos que foram liberados durante doze dias deveriam ter retornado às unidades na última segunda-feira (14).
O maior número de presos foragidos (92) está lotado na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, em Piraquara. Os diretores das Unidades Penais são responsáveis por informar aos Juízes os nomes dos presos foragidos. Segundo a SEJU, nesses casos, o mais comum, é que seja expedido novo mandado de prisão.