Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas

150 moradores estão desalojados em Nova Friburgo

Cerca de 150 moradores de 11 comunidades de Nova Friburgo, na Região Serrana, foram retirados de suas casas preventivamente durante a madrugada desta segunda-feira. A cidade está em estado de alerta máximo desde a tarde de domingo por causa dos riscos de inundações.

Duas sirenes - que alertam os moradores sobre risco de enchentes e desabamento - foram acionadas. Elas ficam nos bairros Granja Spinelli e Olaria. Na tarde de domingo as sirenes de Córrego Dantas e Jardim Califórnia já haviam sido acionadas. Os moradores, nesses casos, devem deixar suas casas e se abrigar em locais seguros, já pré-estabelecidos.

Uma base de operações da Defesa Civil estadual foi montada no município de Nova Friburgo, na Região Serrana, para que ações preventivas sejam tomadas em decorrência das chuvas que atingem a cidade. O secretário de Defesa Civil e comandante dos Bombeiros, Sérgio Simões, está em Friburgo coordenando as ações. Seis viaturas da Defesa Civil estadual e cerca de 20 homens foram enviados para reforçar o efetivo local, que é de 30 homens. Até a manhã desta segunda-feira foram registradas dez ocorrências sem gravidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori, na últimas 24 horas, Friburgo já recebeu 100 mm de volume de chuva. O rio Córrego Dantas transbordou na madrugada.

"Continua chovendo forte, e temos cerca de 150 desalojados, mas ainda não temos desabrigados. Os bairros com maiores riscos são Floresta e Córrego Dantas, onde o rio transbordou. Estamos aqui de prontidão, e o governo do estado já nos mandou homens e viaturas", disse.

No domingo à tarde, uma barreira desabou sobre os fundos de uma casa no bairro de Santa Luzia. Ninguém se feriu, e os moradores foram retirados. Já à noite, o nível do rio Bengalas subiu e chegou a transbordar. Durante a madrugada, a chuva diminuiu de intensidade, e o nível do rio baixou.

São João de Meriti e Duque de Caxias em estado de alerta

As cidades de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também está em estado de alerta por causa das chuvas que caem no município desde domingo. Segundo o Inea, Caxias teve registro de chuvas intensas nas últimas horas e de uma subida do nível dos rios acima do normal. Já os municípios de Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu estão estado de atenção, de acordo com a classificação de risco do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O mesmo acontece com Petrópolis e Teresópolis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.