São Paulo - A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou no fim da tarde de ontem o sétimo caso de gripe suína influenza A (H1N1) no estado. Com isso, sobem para 16 os casos confirmados da doença no Brasil. Antes, o Ministério da Saúde havia informado o 15º caso da gripe no país um paciente no Rio que teve contato próximo com uma pessoa que havia viajado aos Estados Unidos e também teve a doença diagnosticada. Segundo o governo, ele está internado e passa bem.
Em São Paulo, o paciente é um menino de 13 anos. A secretaria informou que ele contraiu a doença da irmã e está em isolamento hospitalar desde o último dia 27, quando procurou orientação médica.
Além dos sete casos em São Paulo, exames diagnosticaram a gripe suína no Rio (5), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). Conforme balanço divulgado ontem, o Brasil tem 18 casos suspeitos da doença. Outras 20 pessoas são monitoradas, em nove estados.
No mundo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há, atualmente, 15.510 casos de gripe suína em 53 países, dos quais 99 resultaram em morte. Os Estados Unidos ainda são o país com o maior número de casos confirmados, 7.927, com 11 mortes.
O México permanece como epicentro da doença por ter 4.910 casos e 85 mortes . Em terceiro lugar está o Canadá, com 1.118 casos e duas mortes registradas. O Ministério da Saúde da Hungria confirmou ontem que um turista brasileiro de 27 anos que vive em Nova Iorque é o primeiro caso no país.