Segundo estimativa da Urbs (Urbanização de Curitiba), 16 mil passageiros devem deixar Curitiba de ônibus no feriado do Dia do Trabalho. Ao todo, serão utilizados 520 ônibus de sexta a terça-feira. As viações rodoviárias confirmaram horários extras de ônibus.
Só no sábado, 380 veículos vão transportar 11 mil passageiros. Os destinos mais procurados são interior do Paraná (45%), Santa Catarina (20%), litoral do Paraná (16%) e São Paulo e região metropolitana (12%), seguidos por Rio Grande do Sul (3%) e Rio de Janeiro (3%).
Por causa do frio, a procura por viagens ao interior fez a Viação Graciosa disponibilizar mais 30 horários de ônibus, além dos 35 habituais. "Os principais destinos são: Maringá, Londrina, Cascavel e Umuarama. Mas ainda não fechamos todos os destinos e horários, é possível que aumente até 80 horários nesta sexta-feira (27)", prevê César Macedo, gerente comercial e operacional da Viação Graciosa. Ele lembra que muitos municípios no caminho destas cidades também influenciam no aumento do número de ônibus saindo da capital paranaense.
Outra empresa que aumentou a frota para a sexta-feira foi a Cometa, passando dos 11 horários normais para 27, no sentido Curitiba São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da Viação Cometa, novos horários serão abertos conforme a demanda aumentar.
Segundo a Viação Catarinense, principal empresa com destinos a Santa Catarina, a proximidade com o feriado de Páscoa fez com que as pessoas antecipassem suas viagens para março. Nenhuma linha ou horário extra foi adicionado ao roteiro da Catarinense para este feriado do Dia do Trabalhador. De acordo com a assessoria da empresa, a chuva também pode ter inibido as pessoas de comprarem passagens antecipadamente.
Na Viação Graciosa, que atende principalmente o litoral paranaense, ninguém foi encontrado para dar informações sobre o movimento de passageiros durante o feriadão.