Com superlotação, 19 presas da delegacia do 9º Distrito Policial, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, fugiram na madrugada de sábado (21) para domingo (22). Por volta das 17 horas deste domingo, apenas nove haviam sido recapturadas.
O investigador Paulo Camargo informou que a fuga aconteceu por causa do número de presas na delegacia. O local comporta 16 pessoas, mas estava com 56. Camargo disse que as mulheres fugiram porque a estrutura das celas é fraca e precária. "Como as celas estavam com a capacidade muito acima do que podem suportar, a estrutura não aguentou. Elas arrebentaram a cela e pularam o muro".
Poucas horas após a fuga, os policiais conseguiram prender algumas fugitivas que ainda estavam nas imediações da delegacia. Outras 10 não foram encontradas. As polícias militar e civil continuam as buscas. O investigador disse que em casos como esse ou se acha os fugitivos na hora ou só depois de dias, quando eles voltam a se encontrar com pessoas que eram do seu convívio.
Uma pessoa estava de plantão no momento da fuga. A maioria das mulheres estava presa por tráfico de drogas.
Há suspeita de que a plantonista teria entrado na carceragem sozinha, antes da fuga, o que infringe a norma interna da polícia. Pela norma, o policial de plantão não pode entrar no local sem cobertura de outro agente.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp)não foi localizada para confirmar se houve descumprimento da norma e se a plantonista foi punida. Nesta quarta-feira (25), a Sesp vai se pronunciar sobre o assunto.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião