São Paulo O secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, disse que 19 presídios no estado estão na mesma situação que o de Araraquara. "São 19 presídios totalmente destruídos no estado, afirmou o secretário após reunião com diretores de unidades prisionais da região de Presidente Prudente.
Ele comentou a situação dos presos confinados em uma ala do Anexo de Detenção Provisória araraquarense. "É uma situação extremamente precária, e não há alternativa senão mantê-los no local por mais algum tempo. O presídio está totalmente destruído. O déficit de vagas é muito grande e não há condição de transferi-los.
Segundo ele, até terça, mais uma ala do anexo será liberada. "Hoje (ontem) 107 presos, que alegam problemas de saúde, foram levados para outro pátio. Até terça, teremos condição de dividir aquela população nos dois pátios e, posteriormente, num terceiro pátio até sexta-feira.
O secretário disse ainda que deve contratar mais mil agentes penitenciários e 750 de escolta já aprovados em concurso e que houve "uma inversão de valores no sistema prisional. "Houve uma iniciativa febril de se construir presídios e acho que se desprezou a necessidade de contratar funcionários. Posso dizer que essa relação entre número de funcionários e número de presos é extremamente precária.