Amanhã, 13.711 vestibulandos participam da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fazendo a prova de Compreensão e Produção de Texto. Em relação ao ano passado, uma diferença significativa: em vez de cinco questões discursivas e sete de múltipla escolha, a prova terá apenas sete questões discursivas.
As duas redações a mais preocupam o professor Wallace Stocco Martinez, do cursinho Expoente. "Isso significa mais texto para ler. Só espero que esse volume não atrapalhe o vestibulando", comenta, acrescentando que cinco horas o tempo máximo para resolver a prova eram suficientes no formato anterior, mas que podem não ser o bastante agora. "Já tivemos reclamações sobre o tempo na primeira fase, e o candidato está passando por uma situação de pressão. Se a prova for extensa demais, a Federal estará cometendo uma maldade com o candidato", afirma.
No entanto, Martinez não prevê maiores dificuldades para quem se acostumou a ler. "Quem teve o hábito da leitura e da reflexão ao longo do ano não terá problemas para compreender o que está sendo pedido na prova. Nesse sentido, eu acho que o exame só com questões discursivas beneficia este vestibulando", comenta. Mas, para ele, a UFPR terá de elaborar uma prova inteligente, cobrando assuntos relevantes na atualidade.
O professor do Expoente recomenda que o estudante preste atenção em questões que exijam resumos. "Essa é uma qualidade que o futuro universitário precisa ter, porque demonstra suas habilidades em leitura, interpretação e reprodução. O aluno que reproduz um conteúdo de forma correta demonstra que aprendeu bem", justifica. Dissertações sobre temas polêmicos, ou exercícios de troca de discurso também podem ser pedidos.
Para candidatos a 32 carreiras da UFPR, amanhã será também o fim da corrida pela vaga, já que a prova de Português e Redação é a única solicitada pelas diretorias dos cursos. Os outros candidatos ainda devem voltar ao local de prova na segunda-feira, quando fazem as provas específicas dez questões discursivas de uma ou duas matérias, de acordo com o curso.
Os candidatos farão a segunda fase em três locais de prova: o câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho; o câmpus Agrárias da UFPR, no bairro Juvevê; e o Departamento de Artes da UFPR, na Rua Coronel Dulcídio. O ensalamento está disponível no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br). Como na primeira fase, os portões abrem às 13 horas e fecham às 13h30. A prova começa às 14 horas e vai até as 19 horas.